O novo BMW iX3 estreou superou as expectativas iniciais de vendas da fabricante em seu mercado doméstico, a Alemanha, registrando mais pedidos do que a versão equivalente a gasolina, o X3. Esse forte começo do iX3, o primeiro veículo da nova plataforma Neue Klasse, indica uma transição suave para a BMW.
De acordo com o gerente de mercado da Alemanha, Christian Ach, a recepção ao SUV elétrico foi imediata: “Recebemos mais de 3.000 pedidos para o iX3 nas primeiras seis semanas após o seu lançamento no IAA em Munique”. O volume de pedidos foi tão significativo que a BMW já prevê que a produção do iX3 não conseguirá atender à demanda em 2026.
O Ponto de Virada do Design Elétrico
O sucesso inicial do iX3 é particularmente notável, pois ele é o primeiro modelo da BMW a apresentar uma direção de design completamente nova e distinta, ao contrário das gerações anteriores de EVs da marca que se assemelhavam muito aos seus primos a combustão. Esta distinção em relação ao X3 convencional — que também teve uma nova geração recentemente lançada — mostra que o novo formato cativou os consumidores.
O iX3 é chave para a BMW, pois introduz as principais inovações que serão replicadas nos futuros modelos da Neue Klasse:
- Interface Digital: Estreia o novo interface Panoramic iDrive, um display que se estende de pilar a pilar no painel.
- Poder de Computação: O veículo conta com quatro “supercérebros”, ou seja, computadores de alto desempenho para gerir a inteligência e os sistemas de condução.
- Carregamento Ultrarrápido: O modelo tem a capacidade de carregar a velocidades de até 400 kW.
O design e as funcionalidades deste SUV serão transferidos para outros modelos cruciais da Neue Klasse, como o sedã i3, que será um concorrente direto do Tesla Model 3. A superação do X3 nas encomendas iniciais sugere que a BMW está no caminho certo para evitar os erros de design e ergonomia que caracterizaram lançamentos esteticamente discutíveis do passado.
Via Autoblog.