Após a tempestade na segunda-feira que causou sérios danos à fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), a montadora foi forçada paralisar a produção de carros em outra unidades.
O vídeo abaixo mostra o dano em andamento, já com a fábrica sem telhado:
A interrupção no fornecimento de motores, principal componente para a montagem de veículos, gerou um cenário de crise que afeta a operação brasileira da montadora japonesa.
Logo a seguir o desastre, foi confirmado o adiamento da entrada do modelo Yaris Cross no mercado brasileiro, que seria montado em Sorocaba. Mas logo ficou claro que o dano à cadeia produtiva era bem maior: dependendo de Porto Feliz, todas as fábricas da Toyota no Brasil acabaram paralisadas.
A Toyota afirmou em comunicado que não houve feridos, que a reparação da fábrica deve tomar meses e que estuda importar motores enquanto não há a normalização. Também que está em contato com sindicatos para chegar num acordo a respeito de como ficam salários e empregos nesse período de paralização.
Segundo informações do G1, o plano envolveria compensação parcial de dias trabalhados, férias agora em outubro, e um layoff de 60 dias no fim do mês. A empresa espera retomar a produção só ano que vem.
Os danos econômicos não são apenas para a Toyota e seus trabalhadores: todas as concessionárias do Brasil podem em breve ficar sem estoque, o que significa que elas também terão que parar (e muitas podem não resistir).