A BMW está prestes a iniciar a era Neue Klasse (Nova Classe), com o lançamento do elétrico à bateria (BEV) iX3 de segunda geração. Apresentado agora, esse será o primeiro modelo a estrear a nova arquitetura e design. Segundo a fabricante, a nova plataforma representa um avanço tecnológico tão significativo que a empresa sente como se tivesse “pulado uma geração de modelos”.
O iX3 não apenas apresenta uma nova linguagem de design (encerrando a era que as línguas maldosas chamavam de “focinho de porco”), mas também introduz sistemas de computação e tecnologias digitais avançadas que serão rapidamente implementadas em toda a linha de veículos da BMW. Mike Reichelt, chefe da Neue Klasse da BMW, afirmou que a tecnologia do iX3 representa um “salto quântico”, especialmente em poder de computação e interface de usuário.
Facelifts Mais Profundos que o Design
A guinada da Neue Klasse terá um impacto direto nos mais de 40 veículos novos ou reestilizados que a BMW planeja lançar até o final de 2027. Ao contrário dos facelifts tradicionais, que se concentram predominantemente na estética, as próximas atualizações da marca serão muito mais complexas. As atualizações também se aplicam aos modelos a combustão interna, que a BMW já disse que vai manter.
A BMW integrará os aspetos mais relevantes da Neue Klasse em seus modelos existentes, mesmo que não alterem a estrutura da carroçaria. Isso inclui a nova linguagem de design, o sistema Panoramic iDrive (que será implementado em toda a linha), a interface de usuário de última geração e os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
A estratégia da BMW é essencial para evitar que seu portfólio atual se torne obsoleto rapidamente. Reichelt explicou que, se não integrarem esta nova tecnologia aos modelos atuais, a linha de produtos “vai parecer antiga” devido ao progresso feito com a Neue Klasse.