A montadora romena Dacia apresentou um conceito bem interessante e curioso, o Dacia Hipster Concept, um carro elétrico bem leve, que pesa menos de 800 kg, sendo 20% mais leve que o Dacia Spring.
Segundo a Dacia, ele representa uma visão alternativa para o futuro da mobilidade elétrica, por ser “ultra acessível e ultra essencial”. O objetivo da empresa é reduzir pela metade as emissões de carbono em todo o ciclo de vida do veículo, em “uma comparação com os melhores carros elétricos disponíveis”.
A empresa diz que, na França, 94% dos motoristas dirigem seus carros por menos de 40 km por dia, assim o Hipster só precisaria ser carregado duas vezes por semana. Com quatro passageiros, ele tem uma mala suficiente para 70 litros. Com os bancos traseiros deitados, ele tem 500 litros de espaço, ou o suficiente para levar uma máquina de lavar.
Dacia quer que Hipster Concept seja um novo carro popular
Segundo Stéphanie Chiron, gerente de produtos avançados da Dacia, o Dacia Hipster Concept “tem tudo o que você poderia querer em um veículo para uso diário”. Nas suas palavras: “medindo apenas 3 metros de comprimento, 1,53 metros de altura e 1,55 metros de largura: quatro bancos de verdade e um bagageiro que pode ser ajustado de 70 a 500 litros”.
Para Romain Gauvin, chefe de design avançado e design exterior da Dacia: “nossa ambição em reinventar o verdadeiro carro popular era dar a ele um design distintivo e memorável. Um carro que pudesse ser rabiscado em três traços de um lápis”.
Dacia Hipster é maior por dentro
O carro também tem um interior bem espaçoso, especialmente se considerarmos o seu espaço externo. A Dacia brinca que ele é maior por dentro, o que invariavelmente me lembra da TARDIS, a nave espacial/máquina do tempo da série Doctor Who.
Segundo a empresa, o conforto do motorista e dos passageiros é o mesmo de um Dacia Sandero. No painel, um airbag para o motorista e outro para o passageiro.
O interior pode ser personalizado com os acessórios YouClip da Dacia. Segundo a empresa, o custo do Dacia Hipster poderia ficar em 15 mil Euros, e ele estaria pronto para ser produzido, mas a empresa aguarda uma possível legislação na Europa para carros elétricos de menor volume, como a dos “Kei Car” (K-Car) no Japão.
Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do Dacia Hipster Concept.