A BYD Brasil escolheu um dos eventos de aniversário de uma publicação de moda para apresentar pela primeira vez ao público nacional seu Denza Z9GT. Foi no evento Vogue Celebra, na Estação das Artes em São Paulo, uma das ações comemorando os 50 anos da revista no Brasil.
A Denza surgiu em 2010 como uma joint venture entre o grupo Mercedez-Benz e a BYD para criar modelos elétricos de luxo e em 2024, tornou-se uma subsidiária da BYD. Seu primeiro carro, o Denza 500, foi disponibilizado em 2014.
O Z9GT é um carro num raro estilo de carroceira. É um shooting brake: com uma carroceria longa, o estilo consiste numa espécie de híbrido entre uma station wagon e um cupê esportivo. Para quem não lembra, as station wagons (populares “peruas”) são os carros longos que já dominaram o mercado de carros familiares, mas acabaram perdendo espaço para os SUVs. Os shooting brakes sempre foram esportivos de luxo, com um pouco mais de utilidade que os cupês, e uma personalidade própria, vista como mais elegante.
As especificações que o carro assumirá no Brasil ainda não foram dadas, mas no exterior a versão híbrida conta com uma motorização monstro de 640 kW (equivalente a 858 cv) e a pura elétrica, ainda mais, com 710 cv/958 hp. O BEV faz de 0 a 100 em 3,4 segundos – nada mal para um carrão de quase 3 toneladas e mais de 5 metros de comprimento.
Sobre a estreia fashionista, o executivo Werner Schaal, diretor comercial da Denza Brasil, assim se pronunciou: “Denza e Vogue têm em comum a vocação de estabelecer novas tendências em suas áreas de atuação. Sem falar da incrível conexão entre o lema da nossa marca, ‘A tecnologia impulsiona a elegância’, que traduz muito o espírito premium focado em tecnologia que conversa com a alma de criatividade e sofisticação da revista”.
A estreia oficial do Z9GT está prevista para outubro. Além dele, a Denza vai trazer também o SUV premium B5. A marca promete ter concessionárias próprias pelo país.