Desastre atinge fábrica de Toyota chegada do híbrido flex Yaris Cross é adiada

As chuvas catastróficas que atingiram o sudeste na segunda causaram sério dano à fábrica no interior de São Paulo

|

Publicado em: 24 de setembro de 2025

|

Editado em: 24 de setembro de 2025 03:09

O lançamento do híbrido flex Yaris Cross no Brasil, que estava previsto para ocorrer em outubro, foi adiado por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pela montadora após uma forte tempestade causar sérios danos à sua fábrica de motores em Porto Feliz, interior de São Paulo. A unidade, que teve parte do telhado e da estrutura metálica comprometidos, é fundamental para o fornecimento dos motores do sistema híbrido do novo SUV. A paralisação forçada da produção impacta diretamente o cronograma de chegada do veículo ao mercado.

Carro Toyota Yaris Cross
Yaris Cross, o adiado | Toyota / Divulgação

A tempestade, que ocorreu na última segunda-feira, trouxe consigo fortes chuvas e ventos, que foram suficientes para causar grandes estragos. A Toyota confirmou que o impacto foi significativo, a ponto de a produção na fábrica de Porto Feliz ter sido suspensa por tempo indeterminado. A empresa informou que a sua principal preocupação no momento é a segurança e o bem-estar dos colaboradores e que está avaliando a extensão dos danos para poder tomar as medidas necessárias para a recuperação.

Este é o comunicado na íntegra:

São Paulo, 23 de setembro de 2025 – Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica.   

A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades.  

Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.

A Toyota agradece todas as manifestações de apoio recebidas de governos, autoridades, associações, sindicatos, outras fabricantes, fornecedores, distribuidores, rede de concessionários, parceiros, funcionários e da sociedade em geral neste momento desafiador.

A unidade de Porto Feliz é responsável pela produção dos motores que equipam os veículos da marca, incluindo os que serão utilizados no Yaris Cross. O SUV, que é um dos lançamentos mais aguardados do ano, será montado na fábrica de Sorocaba, também em São Paulo. No entanto, sem a peça-chave vinda de Porto Feliz, a linha de montagem de Sorocaba não pode iniciar a produção do novo modelo.

Híbridos flex só existem no Brasil, onde etanol puro é usado como combustível regularmente. Outros países têm programas experimentais ou misturam etanol à gasolina – isso acontece nos Estados Unidos, que é o maior produtor mundial de etanol, com o Brasil a seguir. A Toyota não confirmou ainda se o Yaris Cross terá opção plug-in (PHEV) ou será apenas híbrida convencional (HEV). A diferença é bem grande: para fins práticos, é HEV é um veículo movido a combustível líquido (e possivelmente fóssil), enquanto PHEVs são frequentemente movidos apenas com eletricidade na cidade, com o motor a combustão servindo mais como um extensor de alcance. Mas é interessante ver a adaptação dos fabricantes em criar veículos únicos para o país.

MAIS LIDAS

Leapmotor chega em breve ao Brasil com dois modelos e estrutura de pós-venda da Stellantis

Chegando em parceria com a Stellantis, a marca anunciou que proprietários poderão usar da infraestrutura existente para outras marcas

Enquanto EUA teme “eletricapocalipse”, mercado britânico bate recorde de vendas de EVs

Em período aquecido, vendas de veículos a combustão interna cresceram 2,4%, enquanto as de elétricos subiram quase 33%.

Assista: avião elétrico (eVTOL) tripulado tem demonstração pública

O eVTOL Archer Midnight leva um piloto e 4 passageiros, e está previsto que sirva como táxi nos Jogos Olímpicos de 2028

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter