GWM quer competir com a Ferrari com misterioso supercarro, possivelmente híbrido

Do modelo apresentado sob uma capa, espera-se 0 a 100 em menos de 3 segundos e que custe metade do preço do rival italiano

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Publicado em: 3 de outubro de 2025

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Editado em: 3 de outubro de 2025 04:10

Mais conhecida por SUVs, a Great Wall Motor (GWM) anunciou um plano ambicioso para entrar no segmento de carros esportivos de alta performance – os famosos supercarros. Segundo o presidente da empresa, Wei Jianjun, o primeiro modelo nesse segmento será lançado no final de 2026.

Wei Jianjun classificou o veículo como o “primeiro carro esportivo da China no sentido mais puro” e confirmou que o projeto está em desenvolvimento há cerca de quatro a cinco anos, conforme noticiado pela versão chinesa do portal Auto-home. A GWM circulou uma imagem do carro, mas coberto. Coube ao Auto-home simular o que vai abaixo:

novo supercarro está sendo desenvolvido sob o recém-criado Ultra Luxury Vehicle Business Group, liderado pelo próprio Wei Jianjun. A GWM revelou que o modelo Ferrari SF90 foi estabelecido como benchmark (referência) para o projeto.

Embora os detalhes finais sobre o trem de força não tenham sido confirmados, especulações da indústria, considerando quem está fazendo o carro, sugerem que o carro será um híbrido plug-in, combinando um motor V8 twin-turbo de 4.0 litros de desenvolvimento próprio com um motor elétrico, com 1.000 cv o mais, máxima acima de 350 km/h, e indo de 0 a 100 em menos de 3 segundos.

Apesar da performance de nível supercarro, o GWM deverá ser significativamente mais “acessível”. As expectativas de mercado sugerem um preço na faixa dos 2 milhões de yuans (por volta de R$ 1,5 milhão).

Esse valor representa aproximadamente a metade do preço do Ferrari SF90 no mercado chinês. Ser mais barato não necessariamente é uma coisa boa: o preço alto geralmente é considerado parte do status do superesportivo, e pode acabar ganhando a fama de versão econômica.

A indústria chinesa busca mostrar força investindo em supercarros. Recentemente, o puro elétrico U9 XTreme, de uma subsidiária da BYD, bateu o recorde mundial de velocidade (só não foi pro Guinness). Quanto à Ferrari, não é avessa a eletrificação.

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