Indústria japonesa lança trator autônomo movido a célula de hidrogênio

O combustível para o trator (hidrogênio nem sempre é ecológico) pode ser produzido na própria fazenda a partir de compostagem

|

Publicado em: 10 de outubro de 2025

|

Editado em: 10 de outubro de 2025 09:10

Still de vídeo apresentando o trator autônomo da Kubota
O trator autônomo em ação | Kubota / Reprodução

O fabricante japonês Kubota, que produz uma vasta gama de produtos, de ar condicionado até máquinas automáticas de venda, revelou em vídeo o que é classificou como o primeiro trator autônomo movido a célula de combustível de hidrogênio do mundo.

O trator autônomo utiliza motores elétricos de tração alimentados por uma célula de combustível de hidrogênio. Uma célula de combustível usa um combustível líquido como bateria, gerando eletricidade ao decompô-lo em reações químicas. Não é um conceito nada exótico: pilhas funcionam pelo mesmo princípio.

No caso da célula de hidrogênio, a reação é com oxigênio do ar para formar água, que é a única emissão. Mesmo os mais raros motores a combustão de hidrogênio também apenas expelem água.

Seria realmente uma tecnologia limpa (razão porque falamos dela aqui mesmo quando é combustão), mas a maioria do hidrogênio hoje disponível é derivado do petróleo. A Kubota porém afirma que a energia para o trator pode ser produzida localmente pelos próprios agricultores. O trator pode ser reabastecido com hidrogênio produzido a partir de resíduos agrícolas (biolixo), que geram metano por compostagem, que por sua vez é convertido em hidrogênio por eletrólise. Ainda que o metano seja muito pior que o CO₂ para a atmosfera, no caso da eletrólise do metano, nenhum gás estufa é emitido, porque o carbono do metano se separa na forma pura e sólida (carvão).

Enfrentando a crise de mão de obra

Se na época do filme Interstelar (2014) ainda parecia futurista, tratores autônomos já são uma realidade há anos. Mas esse é o primeiro a operar com o combustível alternativo, que não gera emissões em seu uso.

No caso em particular do Japão, um trator autônomo também é uma resposta à crescente escassez de mão de obra rural e ao envelhecimento da força de trabalho no setor agrícola. Não só a população do Japão está encolhendo, como os poucos que nascem em áreas rurais acabam migrando para as cidades.

Antes do trator autônomo, a Kubota já havia exibido em eventos anteriores uma suíte de maquinário comercial conectado e equipado com sistemas avançados de assistência ao condutor.

MAIS LIDAS

Yamaha apresenta motos elétricas e conceitos futuristas em feira no Japão

Motos robôs, a hidrogênio, triciclos e todos os tipos de elétricas: não falta variedade nas criações da Yamaha

(Atualizado) BYD anuncia híbrido flex na inauguração de sua fábrica em Camaçari, na Bahia

Evento contou com a presença do presidente Lula; o local da planta é o mesmo da antiga fábrica da Ford, o que é simbólico

Híbrido não plug-in Omoda 5 vende todo seu estoque na primeira semana

Modelo promete até 25 km por litro de gasolina; fabricante afirma que segundo lote será duas vezes maior que o primeiro

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter