
A Stellantis apresentou uma nova bateria que oferece um carregamento 15% mais rápido, com uma eficiência energética 10% maior, ao integrar o inversor e o carregador na própria estrutura, ao contrário do que acontece nas atuais soluções. Na prática, a redução do tempo de recarga é de 7 para 6 horas em um carregador AC de 7 kW.
Essa integração elimina a necessidade de componentes separados, o que simplifica a manutenção, permitindo até mesmo a reutilização de baterias em segunda vida. Outra grande vantagem é a redução de peso do veículo em cerca de 40 kg, e o aumento do espaço interno em até 17 litros de volume.
Além disso, a arquitetura é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), assim o carregamento pode ser feito diretamente no motor ou na rede elétrica, enquanto alimenta o sistema de 12V do veículo e outros componentes.
Nova bateria da Stellantis usa tecnologia do Projeto IBIS

O novo sistema foi desenvolvido em parceria com a Saft (subsidiária da TotalEnergies) e usa a tecnologia do projeto IBIS (Intelligent Battery Integrated System), uma iniciativa coordenada pela Stellantis que une empresas, universidades e centros de pesquisa.
O carro escolhido para o primeiro teste nas ruas foi o Peugeot E-3008, construído sobre a plataforma STLA Medium. Este protótipo conta com anos de design, modelagem e simulação feito pela Stellantis e Saft, com com apoio da E2-CAD, Sherpa Engineering, além da CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), da Universidade Paris-Saclay e do Instituto Lafayette.
Os próximos passos do Projeto IBIS

A segunda fase do projeto IBIS começou esse ano e conta com o apoio do governo francês, como parte do Plano de Investimentos para o Futuro da França, o France 2030. Segundo a Stellantis, agora serão feitos testes em condições reais de condução. O objetivo é acelerar a integração da tecnologia IBIS nos veículos produzidos pela Stellantis até o final da década.
Nas palavras de Ned Curic, Engenheiro Chefe e CTO da Stellantis, “o projeto reflete nossa convicção de que simplificação é inovação. Ao repensar e simplificar a arquitetura do powertrain elétrico, estamos tornando-o mais leve, mais eficiente e mais econômico. Inovações como estas podem nos ajudar a entregar veículos elétricos melhores e mais acessíveis aos nossos clientes.”