A startup israelense PNY anunciou a conclusão do programa piloto em condições reais de tráfego para a sua motocicleta elétrica de carga, a Ponie P2. A empresa afirma que é o primeiro veículo desse tipo no mundo – e, de fato, um modelo como ela ainda não parece existir no mercado.
Os testes envolveram diversas aplicações, incluindo serviços de entregas de comida, correio e até mesmo funções de ambulância. Segundo o fabricante, entregadores de comida elogiaram a agilidade e a aceleração da moto no tráfego denso. Entregadores de correio mencionaram o espaço de armazenamento sob o assento e no baú traseiro. E serviços de emergência elogiaram a velocidade da moto desviando do trânsito e a capacidade de se imiscuir em lugares que ambulâncias tradicionais não conseguem atingir.
Também houve feedback negativo mencionado. O fabricante diz que os motoristas pediram por assentos mais confortáveis e por uma opção de carregamento rápido, para ser possível fazer mais viagens por dia (a informação do alcance não foi divulgada, mas isso permite ter uma ideia de que não é o ponto mais forte.)
O modelo é capaz de atingir até 100 km/h, adequado ao uso urbano, e tem 185 km de autonomia declarada. Seu espaço interno permite 400 litros de espaço de carga, ou 199 kg – mais que muitos carros compacto e um feito impossível para uma moto a combustão interna ou scooter. A ideia é criar um novo nicho para entrega, entre o das atuais motos e scooters, e o das vans especializadas.