A Tesla lançou hoje novas versões Standard do Model Y e do Model 3, posicionados como os veículos mais baratos da empresa, o primeiro custando US$ 40 mil e o segundo saindo por US$ 37 mil.
O problema é que eles estão custando mais caro que as versões Premium dos mesmos carros custavam na semana passada, por conta do fim do subsídio de US$ 7.500 oferecido pelo governo Biden para a compra de EVs, algo que indiretamente, é culpa do próprio Elon Musk, que apoiou e financiou a campanha de Donald Trump ao governo dos EUA.
Conheça melhor o Tesla Model Y Standard e o Model 3 Standard
Os dois modelos contam com uma autonomia de 516 km e com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Além disso, os novos modelos têm um computador de bordo com tela de 15,4 polegadas, e um assistente de voz integrado com suporte ao Grok. Outro detalhe é que os bancos frontais são aquecidos, assim como o volante.
As versões Standard do Model Y e do Model 3 foram criadas a partir do Model 3 Highland e do Model Y Juniper, mas com vários recursos de linha retirados para abaixar o preço, incluindo o teto panorâmico e a tela para os bancos de trás, entre outros detalhes.
Outra mudança é nas rodas, que eram de 19 polegadas e passam para 18 polegadas nos novos modelos, assim como as opções de cores, que são monocromáticas. Vale citar que a cor cinza não tem sem custo, mas se o usuário quiser o carro branco vai pagar US$ 1.000 a mais, enquanto o preto custa US$ 1.500.
Os novos lançamentos mostram que, pelo menos por enquanto, ainda não teremos o tão esperado Model 2, projeto da Tesla para criar um carro elétrico de entrada para a empresa, a um custo de US$ 25 mil. A aposta em um modelo de entrada que custa US$ 37 mil é arriscada, já que o carro ficaria caro mesmo sem o subsídio.
Tesla também lança nova versão do seu sistema FSD (Full Self-Driving)
Além dos novos modelos, a Tesla lançou uma nova versão do seu sistema FSD (Full Self-Driving), que apesar do nome, segue funcionando exclusivamente com a assistência dos usuários. De qualquer forma, o Tesla FSD v14 é a primeira atualização significativa em quase um ano.
O destaque são as novas opções de chegada, que permitem que o usuário diga em que local o sistema deve fazer a parada automática: no próprio estacionamento, na rua, na entrada de veículos, na garagem ou na calçada.