ABVE: vendas de utilitários comerciais eletrificados crescem 51% no Brasil em 2025

Em comparação com os carros, os utilitários elétricos ainda é um setor dando seus primeiros passos, mas os passos se alargam

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Publicado em: 8 de outubro de 2025

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Editado em: 8 de outubro de 2025 03:10

O mercado brasileiro de veículos comerciais elétricos registrou um crescimento de 51% no acumulado de janeiro a setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Foto de caminhão elétrico carregando num carregador
Netze BW / Unsplash

De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 1.642 veículos comerciais leves eletrificados foram emplacados nos primeiros nove meses de 2025, contra 1.086 unidades no período análogo de 2024. O crescimento é ainda mais significativo se comparado a 2023, atingindo 271,5% em dois anos.

Ainda que as vendas de utilitários eletrificados sejam uma fração pequena do total, dominado por veículos pessoais, a alta na adesão das empresas a modelos de carga é um começo, e marca uma mudança para um dos setores mais resistentes e desafiadores para a eletrificação.

No segmento de transporte público, o mercado registrou o emplacamento de 42 ônibus elétricos em setembro, todos no estado de São Paulo. O número representa um crescimento de 600% em comparação com setembro de 2024, quando foram vendidos 6 modelos.

“A eletrificação das frotas corporativas começa a ganhar escala”, comentou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Essa é uma das principais tendências da mobilidade sustentável no país, e isso ficará cada vez mais nítido nos próximos meses”. “A mobilidade elétrica já começou a fazer parte das estratégias empresariais direcionadas à modernização de frotas e ao fortalecimento de cadeias logísticas mais limpas e inteligentes.”

Tendência Acelerada por ESG e Redução de Custos

O crescimento no segmento de comerciais leves, segundo a ABVE, é impulsionado por empresas de logística, distribuição e serviços, que buscam a redução de custos operacionais, maior eficiência energética e o cumprimento de metas de ESG. “A mobilidade elétrica já começou a fazer parte das estratégias empresariais direcionadas à modernização de frotas e ao fortalecimento de cadeias logísticas mais limpas e inteligentes”, afirma Bastos.

Esses resultados refletem, segundo a ABVE, uma combinação de fatores, como o aumento da oferta de modelos, o fortalecimento da infraestrutura de recarga e o crescimento da confiança do consumidor na tecnologia dos eletrificados.

A associação também traz números gerais sobre eletrificação. Segundo ela, a participação de mercado dos veículos leves eletrificados (o que inclui os utilitários leves) em setembro (market share) foi de 9,3% em relação ao total geral de vendas dos veículos leves no mês (231.370). Em setembro de 2024, essa participação era de 6%. A evolução confirma o crescimento consistente da fatia dos eletrificados dentro do setor automotivo brasileiro. De janeiro a setembro, o mercado de eletrificados leves chegou a 147.602 unidades vendidas, um crescimento de 20,4% sobre o mesmo período de 2024 (122.548).

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