Baterias de estado sólido, que podem acabar com incêndios em EVs, estão mais próximas da realidade

Baterias usando componentes sólidos prometem ser o próximo estágio na evolução dos veículos elétricos

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Publicado em: 13 de outubro de 2025

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Editado em: 13 de outubro de 2025 05:10

A Academia Chinesa de Ciências (CAS) anunciou um avanço significativo na área das baterias de estado sólido de lítio, tecnologia considerada um possível futuro para a mobilidade elétrica. Uma equipe de pesquisa do Instituto de Pesquisa de Metais da CAS desenvolveu uma bateria flexível que demonstrou alta densidade de energia e estabilidade.

O estudo, cujos resultados foram publicados no jornal acadêmico Advanced Materials, atraiu grande atenção devido à autoridade da CAS, a maior organização nacional de pesquisa da China.

Mais eficiência e menos risco

Baterias de estado sólido, como o nome indica, são feitas por componentes sólidos e não líquidos ou gel como as que existem hoje. A vantagem principal é a segurança: como são sólidas, elas não tem risco de vazar ou pegar fogo como as atuais. Também operam a maiores temperaturas, têm mais densidade energética e podem ser carregadas a voltagens maiores, em velocidades maiores.

Tudo é vantagem, menos uma coisa: tornar elas reais. O principal obstáculo para a aplicação prática das baterias de estado sólido é que a interface sólida entre o eletrodo e o eletrólito (os dois componentes principais da bateria), causa alta resistência, acabando com sua eficiência.

Ilustração da bateria proposta pela CAC | CAC / Divulgação

Para superar essa limitação, a equipe de pesquisa inventou um novo material que contém moléculas de polímero, grupos etóxi e cadeias curtas de enxofre eletroquimicamente ativas. O material permitiu não só a transferência de energia adequada, como aumentar a densidade energética para 86%.

Flexibilidade literal e de uso

O material também é flexível: no caso de um carro isso significa mais resistência em caso de acidentes e a possibilidade de ser instalado em outros locais além do chassi do carro. Segundo os pesquisadores, a bateria resistiu a 20.000 dobras repetidas, um fator crucial para a durabilidade e segurança.

Apesar do avanço, representantes da CAS alertaram que esta bateria flexível ainda se encontra em pesquisa básica e sua viabilidade para produção em massa ainda não foi anunciada.

O anúncio da CAS ocorre em um momento de intensa atividade na China no desenvolvimento de baterias de estado sólido. Empresas como Farasis Energy e Anhui Anwa New Energy Technology (apoiada pela Chery) já anunciaram a produção de amostras de engenharia e o início da produção piloto. Atualmente, os veículos elétricos utilizam apenas baterias de estado líquido ou semi-sólido.

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