Com presença de Lula, fábrica da BYD é inaugurada em Camaçari, na Bahia

O local era o mesmo da antiga fábrica da Ford, e desenvolverá os primeiros híbridos flex da montadora no Brasil

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Publicado em: 9 de outubro de 2025

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Editado em: 9 de outubro de 2025 01:10

Imagem da linha de produção da BYD no Brasil
Linha de montagem no Brasil | BYD / Divulgação

A montadora chinesa BYD inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (9) seu primeiro complexo industrial no Brasil, aa fábrica da Camaçari, na Bahia. O projeto, que representa um investimento de R$ 5,5 bilhões (cerca de US$ 950 milhões), é considerado um marco na reindustrialização do país e no avanço da mobilidade elétrica.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades brasileiras e executivos globais da montadora. Entre os presentes estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, e o presidente global da BYD, Wang Chuanfu.

O complexo industrial, que ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados foi erguido no local da antiga fábrica da Ford. A fábrica de Camaçari é um complexo de três unidades, abrangendo diferentes verticais de produção:

  • Fábrica de carros de passeio (veículos elétricos e híbridos).
  • Fábrica de chassis de caminhões e ônibus elétricos.
  • Unidade de processamento de insumos para baterias, incluindo lítio e ferro fosfato.

A unidade iniciará a produção com capacidade anual de 150 mil veículos e já tem planos de expansão para 300 mil unidades na segunda fase. A expectativa é de que, em cinco anos, o complexo atinja a meta de 600 mil unidades anuais.

Os primeiros modelos a serem produzidos localmente, iniciando no sistema Semi Knocked-Down (SKD) e evoluindo para a produção integral, são:

  • BYD Dolphin Mini (BEV).
  • BYD Song Pro (PHEV).
  • BYD King (PHEV).

O projeto é estratégico para a Bahia e a América Latina, com expectativa de gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. A empresa priorizou a contratação e o treinamento de mão de obra baiana. O complexo também abrigará um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, que trabalhará na inovação de um motor híbrido flex 1.5 DM-i, projetado para operar com gasolina e etanol.

Executivos da empresa, como Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, falaram da importância da planta como um “marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico”.

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