GAC registra no Brasil SUV full size de luxo Hyptec HL, que pode chegar a 1.200 km de autonomia

SUV topo de linha da montadora chinesa chega até mesmo a cumprimentar o dono usando o painel frontal

|

Publicado em: 15 de outubro de 2025

|

Editado em: 15 de outubro de 2025 04:10

A GAC Brasil pode estar prestes a expandir sua linha de veículos eletrificados no Brasil com uma oferta de ultraluxo. A montadora acaba de receber a confirmação do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) do registro do Hyptec HL.

O registro no INPI serve para proteger os direitos intelectuais do fabricante, que tem se aproximado das autoridades do Brasil. Isso geralmente é feito para evitar que o modelo e seu nome sejam plagiados por outros fabricantes no país. Não é 100% de garantia de que o modelo vá ser comercializado, mas é considerado um indício *. O pedido foi feito há um ano e concedido ontem (14 de outubro).

O SUV, classificado como um modelo de luxo full size, com até seis lugares, se destaca por sua tecnologia de REEV (híbrido plug-in com extensor de autonomia – basicamente um elétrico com um gerador a gasolina), que lhe confere um alcance combinado prometido em 1.200 km.

Se confirmada a comercialização, o veículo será o primeiro com motorização REEV da GAC no Brasil. O SUV já está disponível na China desde abril de 2025.

O que há dentro do Hyptec HL

O Hyptec HL possui um porte avantajado que o posiciona diretamente no segmento de SUVs familiares de luxo, competindo com modelos como o GWM Wey 07. Mede 5,13 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,75 m de altura e tem um entre-eixos de 3,09 metros, pesando 2.620 kg. O interior pode ser configurado com opções de cinco ou seis assentos.

A versão com extensor de autonomia utiliza um motor 1.5 turbo como gerador de energia e uma bateria de 60,3 kWh. Essa configuração oferece 350 km de autonomia puramente elétrica (medida no ciclo CLTC, da China), que se expande para 1.200 km contando um tanque cheio do gerador.

O motor elétrico traseiro único gera 250 kW (335 cv). Isso é um pouco menos que a versão BEV 4×4, com 375 cv, que, com uma bateria de 108.35 kWh, promete autonomia para até 750 km. A GAC afirma que o sistema Xingyuan exclusivo do Hyptec HL mantém a potência constante mesmo com baixo nível de bateria, prometendo eliminar a perda de desempenho comum em outros REEVs.

O veículo conta com arquitetura de 800 volts e recarga ultrarrápida (10 a 15 minutos para ir de 30% a 80% da carga), além de Lidar no teto para o sistema de condução semiautônoma.

Painel amigável

O interior do Hyptec HL inlui assentos duplos zero-gravity com massagem e ajustes elétricos. O veículo é equipado com heads-up display (HUD) de 27 polegadas e um sistema multimídia central de 17,3 polegadas com qualidade 3K. O sistema de som tem 24 alto-falantes.

Para quem está fora, o SUV chama a atenção por uma função curiosa: a capacidade de exibir mensagens no para-choque a partir de pequenas lâmpadas de LED, permitindo que o carro “cumprimente” o dono ou quem estiver por perto.

O registro do Hyptec HL reforça a estratégia agressiva da GAC de expandir sua linha de eletrificados no Brasil, seguindo outras marcas chinesas que apostam em tecnologia de ponta e alto luxo.

* O evdrops procurou a GAC para confirmar (ou não) o lançamento, mas não obteve resposta antes da publicação da matéria.

MAIS LIDAS

Surge uma nova bandeira de posto de abastecimento elétrico: Duracell

Executivo fez piada: “Tão simples quanto trocar de pilha”; rede de postos de abastecimento será criada no Reino Unido

Noruega declara ‘missão cumprida’ na adoção de carros elétricos, e planeja o fim dos subsídios

Após os EVs atingirem 100% do volume local de vendas na Noruega, o governo declarou ‘missão cumprida’, e está planejando o fim dos subsídios

Tesla encontra comprador para Cybertrucks encalhados: Elon Musk

Milhares de exemplares do modelo, cuja demanda foi menos que 10% do esperado, forma vistos sendo movidos entre empresas de Musk

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter