Na última quarta (17), no evento Automotive Business Experience 2025 (#ABX25), montadoras fizeram anúncios sobre seus planos de eletrificados para o Brasil.
Seguindo a tendência ditada pelo decreto do IPI Verde, a Omoda Jaecoo, anunciou que desenvolverá um híbrido flex para o Brasil, e que já estará à venda no próximo ano. No painel Os planos das novas montadoras para o mercado brasileiro, Felipe Amaral, diretor de desenvolvimento de rede e estratégia de negócio, anunciou os planos, afirmando que o carro terá um motor de três cilindros desenvolvido e fabricado no Brasil.
A marca também fabricará seus modelos Jaecoo 7 (híbrido plug-in, ou PHEV, que só aceita gasolina) e Omoda E5 (elétrico a bateria, ou BEV) no país, e promete mais dois novos modelos. A Omoda Jaecoo, segundo Amaral, já conta com 50 concessionárias.

O decreto do IPI Verde beneficia veículos elétricos ou híbridos produzidos no Brasil (o motor deve ser fabricado no país), mas condiciona que esses híbridos aceitem etanol – como o etanol não é um fator no exterior, modelos importados ou adaptados usam gasolina.
A Leapmotor, marca chinesa que é parte do grupo Stellantis, confirmou que chegará ao Brasil ainda este ano, inicialmente importando seus veículos. Está previsto o lançamento de dois SUVs eletrificados, o C10 e o B10. O B10 é um elétrico puro. O C10, também um BEV, terá uma versão com um extensor de autonomia (REEV) – que vem a ser basicamente um gerador de eletricidade movido a gasolina, que alimenta os motores elétricos, mas não move as rodas. Com esse extensor, a autonomia esperada (com um tanque de gasolina) é de 970 km, segundo o fabricante. Os planos completos da montadora devem ser anunciados até o fim do ano.