A Volkswagen AG está reduzindo o volume de produção de seus veículos elétricos (VEs) na Europa, e fechando temporariamente duas fábricas na Alemanha, tudo por causa da demanda por EVs, que está menor do que o previsto.
Segundo informações de um porta-voz da VW para a Bloomberg, a fábrica de Zwickau, Alemanha, irá interromper a produção por uma semana a partir do dia 6 de outubro, por causa da fraca demanda pelo Audi Q4 e-tron.
Além disso, na fábrica da VW em Emden, foram reduzidas as horas dos funcionários, e está prevista uma interrupção das linhas de fabricação por vários dias. Essa fábrica produz o SUV elétrico Volkswagen ID.4 e o sedã elétrico VW ID.7.
O motivo para a baixa procura seriam as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos e a pressão feita pelo governo da Alemanha para que a União Europeia reduza ou amenize a proibição de vendas de carros movidos à combustão, prevista para entrar em vigor em 2035.
Como estamos falando de duas fábricas que só produzem veículos elétricos, ambas estão suscetíveis a variações na demanda. Como cita a Bloomberg, mesmo com as vendas de EVs em alta na Europa, o crescimento do mercado está mais lento e irregular do que o previsto na região.
Outro fator a ser considerado é que tanto a fábrica de Zwickau quanto a de Emden são parte do programa de reestruturação que a Volkswagen fez para reduzir custos em 2024, e tem um acordo com sindicatos para a demissão de 35 mil profissionais até 2030, com o objetivo de evitar o fechamento de fábricas.
Outras marcas da VW, como a Porsche e a Bentley anunciaram reduções ou cancelamentos na produção de veículos elétricos, mas esse não parece ser um movimento exclusivo do grupo Volkswagen, já que nessa semana, a Stellantis cancelou a esperada picape híbrida Wrangler Gladiator 4xe.