Yamaha apresenta motos elétricas e conceitos futuristas em feira no Japão

|

Publicado em: 9 de outubro de 2025

|

Editado em: 9 de outubro de 2025 06:10

A Yamaha Motor divulgou hoje que apresentará 16 produtos durante o Japan Mobility Show 2025, que ocorrerá em Tóquio entre 29 de outubro e 9 de novembro. Com o título de “Feel. Move.” (“Sinta. Mova-se.”), a exibição da marca japonesa busca mostrar suas novidades que integram mobilidade elétrica e híbrida.

Exposição da Yamaha no Japan Mobility Show 2025
Exposição da Yamaha no Japan Mobility Show 2025 | Yamaha / Divulgação

O estande da Yamaha foi concebido para o público vivenciar o “Futuro da Mobilidade Humano-Máquina” e incluirá a apresentação de seis veículos (quatro motos, um drone e um triciclo), que apresentamos a seguir.

MOTOROiD:Λ:

Drone de duas rodas elétrco Yamaha MOTOROiD:Λ
O drone de duas rodas MOTOROiD:Λ | Yamaha / Divulgação

Uma pequena moto elétrica robótica em sua terceira geração, cujo conceito é “investigar as relações entre humanos e máquinas”. O modelo incorpora inteligência artificial capaz de aprender e evoluir autonomamente. A moto robô (um drone) mantém sua estabilidade em muitos ambientes diferentes, e, se cair, é capaz de levantar sozinha por meio de um sistema (com as aletas mostradas na foto) que a põe de pé quando cai.

TRICERA Proto

Foto do triciclo elétrico Yamaha Tricera Proto, com um piloto, na pista
O Tricera Proto em ação | Yamaha / Divulgação

Um triciclo elétrico de cockpit aberto equipado com o sistema 3WS (direção nas três rodas), prometendo uma experiência inédita de controle e diversão (parece mesmo). O veículo possui um som ajustável do motor elétrico para “ampliar o prazer da condução”.

H2 Buddy Porter

Imagem da moto a célula de hidrogênio Yamaha H2 Buddy Porter
Yamaha H2 Buddy Porter | Yamaha / Divulgação

A moto a hidrogênio usa de um motor a combustão desenvolvido pela Toyota. O hidrogênio é armazenado num tanque compacto de alta pressão, que também é um compartimento de carga. Cheio oferece uma autonomia superior a 100 km. Como a queima do hidrogênio produz basicamente água (ainda que o hidrogênio não seja necessariamente limpo), o veículo está em conformidade com os padrões de emissões Euro 5.

Motos da linha Proto

São três versões abrangendo os tipos principais de eletrificação: híbrida plug-in (PHEV) e não plug-in (HEV) e elétrica a bateria (BEV). A HEV promete 35% de economia de combustível e dois modos de condução, um silencioso (e elétrico) e outro com mais potência (e participação do motor a combustão). A PHEV tem as vantagens de um híbrido plug-in: pode carregar na tomada e andar como uma elétrica, e usar a combustão quando necessário (viagens ou donos esquecidos). A BEV provavelmente é o topo de linha: vendida como superesportiva com grande potência e capacidade de bateria. (As especificações ainda não foram dadas).

Além das motos, a Yamaha também trará bicicletas elétricas adaptáveis (Y-OOB), uma unidade elétrica para futuro uso em automóveis, uma cadeira de rodas elétricas, uma tecnologia acústica nova e até uma uma mascote apresentadora virtual, Hatsune Miku.

A Yamaha Motor Co., Ltd. também exibirá modelos já conhecidos, como TRACER9 GT+ Y-AMT, Fazzio, YZF-R1 (especificação Suzuka 8 Hours) e TY-E 3.0, durante o evento.

MAIS LIDAS

(Atualizado) BYD anuncia híbrido flex na inauguração de sua fábrica em Camaçari, na Bahia

Evento contou com a presença do presidente Lula; o local da planta é o mesmo da antiga fábrica da Ford, o que é simbólico

Ferrari Elettrica amplificará som natural dos motores “como uma guitarra elétrica”

No lugar de imitar um motor a combustão, sistema inédito irá reproduzir o ruído natural dos motores elétricos de forma amplificada

Híbrido não plug-in Omoda 5 vende todo seu estoque na primeira semana

Modelo promete até 25 km por litro de gasolina; fabricante afirma que segundo lote será duas vezes maior que o primeiro

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter