A BMW acaba de sair um pouco de seu nicho (mas nem tanto assim, porque seus jet skis são de alta reputação) ao lançar uma prancha elétrica e inflável de paddleboarding. Também chamado de stand-up paddle (SUP), aquele esporte no qual a pessoa fica de pé em uma prancha parecida com a de surfe, usando um remo para se mover e se equilibrar.
O produto é resultado de uma colaboração com a SipaBoards, especialista eslovena em pranchas elétricas, e seu nome completo é BMW X SipaBoards Tourer Electric.
O design visual, em fibra de carbono, foi desenvolvido pela BMW Group Designworks. Contém um motor integrado que gera até 300 watts de potência. Menos potente que uma scooter elétrica média, mas a ideia é que o motor forneça um impulso adicional, facilitando a remada em condições adversas, como vento ou correnteza – e não que substitua totalmente o impulso dado pelo remo (o que mataria o propósito de ser uma SUP).
O sistema de propulsão utiliza uma hélice desenvolvida especificamente para a BMW permitindo velocidades de até 4 nós (7,5 km/h) sem assistência do usuário. O motor também possui a função de autoinflar a prancha antes do uso.
A prancha da BMW é oferecida inicialmente com dois módulos de bateria de 90 Wh, para entre uma e 3,5 horas de tempo de remada, suficiente para exploração de lagos ou costas. A partir de 2026, estará disponível uma opção com dois módulos de 180 Wh, para de três a sete horas.
O produto está disponível com o preço de 3.990 euros (~R$ 25 mil). Por enquanto, apenas para o mercado europeu.