BYD poder entrar no segmento japonês de kei cars com novo projeto

A entrada da megacorporação chinesa num segmento quase exclusivo do Japão já está causando preocupações no país

|

Publicado em: 23 de outubro de 2025

|

Editado em: 23 de outubro de 2025 05:10

Imagem do teaser do BYD Lihgt EV
BYD / Divulgação

A chinesa BYD parece estar prestes a entrar no segmento dos kei cars, um dos mais competitivos e tradicionais do Japão. A montadora ofereceu uma prévia de seu primeiro Light EV, que fará sua estreia oficial no Japan Mobility Show 2025 na próxima semana.

O movimento da BYD quebrar a barreira do mercado automotivo japonês, que historicamente tem sido dominado por marcas domésticas e é notoriamente difícil para fabricantes estrangeiros. Os kei cars em particular, são uma peculiaridade do país: por contarem com benefícios tributários desde o fim dos anos 1940, são uma categoria peculiar ao país.

O minicarro, cuja revelação completa será no dia 30 de outubro, foi mostrado em uma prévia que confirma seu perfil quadrado típico dos kei cars.

Para se enquadrar na classificação kei, o veículo deve ter menos de 3,4 metros de comprimento. O modelo elétrico mais vendido da BYD, o Seagull (Dolphin Mini no Brasil), é maior, medindo 3,78 metros. Isso indica que a BYD desenvolveu uma nova plataforma do zero para esse segmento.

Kei car BYD Light EV visto na rua camuflado
O kei car camuflado | Sina / IT Home

Especialidade japonesa

Os kei cars representam cerca de 40% de todas as vendas de veículos novos no Japão, com aproximadamente 1,55 milhão de unidades vendidas no ano passado. Marcas japonesas como Honda, Nissan e Suzuki dependem fortemente desses veículos para as vendas domésticas.

Segundo burburinho vindo da China, o Light EV da BYD deverá ser equipado com uma bateria de 20 kWh, o que lhe daria uma autonomia WLTC de cerca de 180 km (são números idênticos ao Nissan Sakura elétrico). Para manter o custo baixo, a BYD deve equipar o veículo com suas baterias Blade LFP (fosfato de ferro-lítio).

O preço esperado do kei car elétrico é de cerca de 2,5 milhões de ienes (~R$ 88 mil). Este preço o coloca em pé de igualdade com o já citado Nissan Sakura, o carro elétrico mais vendido no Japão no ano passado.

O interesse da BYD no segmento kei está gerando preocupação na indústria japonesa. Uma Suzuki já havia expressado sua preocupação ao Nikkei Asia que a chegada de baratos da BYD representa uma “enorme ameaça” ao Japão.

O protótipo, que já foi visto em testes de estrada com volante à direita, pode ser lançado também em outros mercados além do Japão, como o Reino Unido ou no Sudeste Asiático.

Via electrek

MAIS LIDAS

Política de Musk custou à Tesla mais de um milhão de carros vendidos a menos – só nos EUA

Estudo por pesquisadores da Universidade Yale mostra consumidores votando com o bolso contra os posicionamentos do CEO da Tesla

França inaugura estrada com carregamento sem fio ultrarrápido para EVs

Carregamento sem fio na estrada pode acabar com problemas de alcance e até mesmo diminuir as baterias em grandes caminhões

BYD T35, um caminhão elétrico que pode funcionar como fonte de energia para acampamentos

A BYD apresentou no Japan Mobility Show 2025 o caminhão elétrico BYD T35, que pode ser usado como fonte de energia para acampamentos

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter