Concept C vai além do conceito e traz ideias da Audi para o futuro próximo

Protótipo funcional é um conversível de dois lugares e busca antecipar o futuro próximo da marca, prometendo uma versão de fábrica em 2027

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Publicado em: 27 de outubro de 2025

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Editado em: 27 de outubro de 2025 06:10

A Audi causou certo frisson ao revelar que o Concept C, seu novo conceito elétrico, pode ser mais do que um exercício de design. O modelo, apresentado inicialmente como um conceito visionário, de fato está autorizado a rodar em estradas e está sendo trabalhado como um protótipo funcional que servirá de base para o lançamento de um novo elétrico previsto para 2027.

Com linhas limpas e proporções que buscam lembrar o antigo TT (veja na foto acima), o Concept C foi pensado para preencher o espaço entre o clássico cupê esportivo e o supercarro R8. Ele tem apenas dois lugares e um teto rígido retrátil, o que a Audi considera ter alcançado “a emoção de um conversível com a elegância de um carro de teto rígido”.

“Com suas proporções, superfícies e detalhes, o Concept C estabelece como uma nova identidade ousada e inconfundível que irá ter um papel definitivo em moldar o futuro da Audi”, informa a montadora em comunicado de imprensa.

Praticamente um carro de produção

A imprensa europeia teve acesso antecipado ao Concept C em um test drive conduzido por Thomas, do canal Autogefühl, que destacou o nível de maturidade do projeto. O jornalista descreveu o modelo como “muito mais próximo de um veículo de produção do que de um conceito”, elogiando o interior funcional, a resposta imediata ao acelerador e a sensação de leveza ao volante.

O modelo testado contava com tração traseira e um único motor elétrico, capaz de atingir cerca de 100 km/h em cinco segundos. Embora a Audi não tenha divulgado dados oficiais de desempenho, a estimativa é que a potência desse conceito, para esse resultado, seja em torno de 300 cv. Quase certamente apenas o suficiente para um protótipo funcional, e menos do que será no modelo real, com possivelmente motor duplo e tração integral.

Menos peso, mais emoção

Ao contrário de rivais como o Porsche Taycan ou o chinês Xiaomi SU7 Ultra, que ultrapassam as 2 toneladas, o Concept C pesa apenas 1.690 kg. O segredo está no uso de uma bateria de menor capacidade, que reduz a autonomia, mas favorece o comportamento dinâmico. A Audi quer manter a massa total abaixo de 1,8 tonelada na versão definitiva, priorizando aceleração eficiente, curvas mais precisas e frenagens mais rápidas.

Segundo Thomas, o carro “se comporta como um esportivo da Porsche”, com direção direta e sensação de controle total. A comparação não é gratuita: o próximo Porsche 718 elétrico deverá seguir a mesma filosofia — menos potência, mais prazer de condução. Ambos os modelos devem compartilhar componentes da nova plataforma do Grupo Volkswagen, embora a Audi não confirme oficialmente a parceria técnica.

Segundo a Audi, o modelo de produção do Concept C será 100% elétrico, sem versões a combustão. O objetivo é consolidar a nova geração de esportivos sustentáveis da Audi, equilibrando desempenho, design e emoção ao dirigir.

Com o lançamento previsto para 2027, o esportivo promete disputar espaço com o 718 EV e pode até roubar parte do protagonismo da Porsche dentro do grupo. Se mantiver o design ousado e a dirigibilidade elogiada nos primeiros testes, o Concept C poderá redefinir o que significa ser um carro elétrico esportivo: menos sobre potência bruta — e mais sobre sentir cada curva.

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