
As ações políticas e a persona polarizadora de Elon Musk tiveram um impacto dramático nas vendas de veículos Tesla nos Estados Unidos, custando à empresa entre 1 e 1,26 milhão de vendas perdidas no período de outubro de 2022 a abril de 2025. Sem a persona de Musk, o total de Teslas vendidos no período seria 67% e 83% maior.
A conclusão é de um novo working paper divulgado em outubro de 2025 pelo National Bureau of Economic Research (NBER, “escritório nacional de pesquisas econômicas”, uma organização sem fins lucrativos de pesquisas independentes. O estudo analisou dados mensais de registro de veículos em nível de condado.
(Nos EUA, o condado é uma subdivisão geográfica dentro dos estados, que pode reunir diversas municipalidades ou, às vezes, ser menor que uma municipalidade – Nova York é formada por 5 condados. Dependendo do lugar, pode ter um governo próprio, acima do municipal, ou nenhum poder politica. A política dos EUA, a gente sabe…)
Conduzido por pesquisadores da Universidade Yale, o estudo aponta que o “efeito partidário de Musk” não só freou o crescimento da Tesla, mas também impulsionou as vendas de veículos elétricos e híbridos de outras fabricantes.
O ponto de virada
O paper identifica um ponto de inflexão claro que coincide com a finalização da compra do Twitter por Musk em outubro de 2022.
Antes de explicar a lógica, vamos lembrar a divisão partidária dos EUA. Só há dois partidos eleitoralmente relevantes na disputa presidencial: o Partido Republicano, de Donald Trump e, antes, George W. Bush e Ronald Reagan, e o Partido Democrata, de Kamala Harris, Joe Biden e Barack Obama. O Partido Democrata é o que se aproxima mais do que se chamaria de “esquerda” na política mainstream americana (que lá eles chamam de liberals, num sentido mais de liberalismo político do que econômico).
Antes de Outubro de 2022, os condados com maior concentração de eleitores democratas mostravam uma tendência crescente e acentuada de compra de Teslas. Isso se deve provavelmente devido a preocupações ambientais que mobilizam esse público.
Depois de Outubro de 2022, a tendência se inverteu. Condados com mais eleitores democratas começaram a se afastar da Tesla e a buscar veículos elétricos e híbridos de outras marcas. A percepção negativa sobre Musk por parte dos Democratas cresceu drasticamente após suas ações, incluindo demissões em massa e a flexibilização da moderação de conteúdo na plataforma.
Os pesquisadores observam que o efeito Musk foi se intensificando, de modo que, no primeiro trimestre de 2025, as vendas mensais da Tesla seriam 150% mais altas se o efeito partidário não existisse.
Os concorrentes lucram
O recuo dos consumidores democratas da Tesla não significou uma desistência da eletrificação. Pelo contrário, o estudo encontrou uma forte evidência de substituição: As atividades partidárias de Musk aumentaram as vendas de EVs de fabricantes concorrentes em uma faixa de 17% a 22% desde a aquisição do Twitter.
No primeiro trimestre de 2025, sem o efeito Musk, as vendas de veículos elétricos e híbridos concorrentes seriam cerca de 25% mais baixas.
Análises estatísticas indicam uma substituição de quase um para um: a taxa de declínio nas vendas da Tesla é praticamente idêntica à taxa de aumento nas vendas de outras marcas.
O caso da Califórnia
As descobertas do NBER também têm implicações diretas para a política de metas de veículos de emissão zero (ZEV).O estado da Califórnia, reduto democrata que ambiciona 68% de mercado ZEV até 2030, não estava no caminho certo para cumprir sua meta de 35% em 2026. O estudo aponta que a Califórnia estaria no caminho certo para atingir sua meta de 2026 se não fosse pelo efeito partidário de Musk.
A perda de vendas da Tesla, que é a líder do mercado nos Estados, levou a compras de outros veículos (como híbridos convencionais) que não são elegíveis sob o padrão ZEV da Califórnia, dificultando o cumprimento do objetivo estadual.
O estudo conclui que este é um exemplo extremo de ativismo de CEO com consequências significativas para o desempenho corporativo, sublinhando o impacto que as ações políticas de um indivíduo de alto perfil podem ter sobre o valor de uma marca.
Acesse o estudo completo aqui.