A Volvo Car brasil acaba de divulgar uma lista de sugestões para aumentar a economia no uso de seus carros elétricos, e essa lista na verdade serve para qualquer carro. Essas são suas 5 dicas para os proprietários:
1. Não acelere demais
Assim como nos modelos a combustão, quanto mais você pisa no acelerador do seu carro elétrico, maior será o seu consumo de energia. Por isso, seja gentil com o pedal na hora de sair com o veículo parado, ou no momento de uma reaceleração;
2. Faça uso do one pedal drive
Dirigindo só com o acelerador: os carros elétricos contam com o sistema One Pedal Drive (condução com um pedal, em tradução livre), que faz com que o veículo possa ser conduzido de forma suave simplesmente pressionando e soltando o pedal do acelerador sem a necessidade de usar o pedal do freio. Ao retirar o pé do acelerador, o carro começa a parar automaticamente através da frenagem regenerativa, que converte a energia da desaceleração em eletricidade para recarregar a bateria. Ou seja, a energia que em um carro a combustão seria desperdiçada é aproveitada pelo carro elétrico para aumentar sua autonomia. Isso torna a direção mais suave, principalmente no trânsito das grandes cidades, o que, consequentemente, aumenta a autonomia do veículo, pois dispensa o uso frequente do pedal de freio. De quebra, você ainda poupa as pastilhas e os discos de freio, gerando mais economia.
3. Acelere com calma
O fato de contar com torque instantaneamente ao acelerar faz com que você não precise manter o pé no acelerador por tanto tempo, como acontece com um motor a combustão, trazendo maior eficiência energética na sua condução;
4. Respeite os limites de velocidade
Manter-se dentro dos limites de velocidade das vias vai te ajudar financeiramente, em dose dupla, pois, além de não ser autuado com multas, é uma forma de manter o carro em velocidades constantes, sem necessidade de reaceleração;
5. Não recarregue até 100%
80% já é o suficiente: para o dia a dia, mantenha a bateria entre 20% e 80% de carga é o ideal para minimizar o estresse sobre as células de lítio, o que contribui para uma maior longevidade. Deixe para carregar até 100% em situações excepcionais, como quando for fazer uma viagem longa. Desta forma, você estará protegendo a bateria do seu carro e economizando tempo de recarga.
O fabricante ainda trouxe uma sexta dica, de usar o seu aplicativo, mas essa vale apenas para seus clientes. Uma das funções é permitir condicionar o ar no carro antes de ligá-lo, o que melhora, segundo a Volvo, o desempenho geral.
A Volvo ainda traz um cálculo interessante: considerando dados da Aneel e o custo médio da gasolina, o carro mais popular nos emplacamentos hoje (ela não diz, mas nós dizemos: o Fiat Strada) tem um custo médio de R$ 0,622 por quilômetro rodado com gasolina, contra R$ 0,145 no seu modelo mais econômico, o EC40 Plus, se carregado em casa. São 77,5% de economia por usar um carro elétrico (e falamos de um modelo de luxo, não um particularmente econômico).
“Por ter me formado em economia e ter feito minha carreira profissional na área financeira, claro que eu gosto de ressaltar o quanto o carro elétrico é mais econômico do que os modelos a combustão”, afirma afirma o presidente da Volvo Car Brasil, Marcelo Godoy, que lembra que os consumidores que acham elétricos sem graça precisam experimentar na prática.