França inaugura estrada com carregamento sem fio ultrarrápido para EVs

Carregamento sem fio na estrada pode acabar com problemas de alcance e até mesmo diminuir as baterias em grandes caminhões

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Publicado em: 28 de outubro de 2025

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Editado em: 28 de outubro de 2025 12:10

Imagem conceito da estrada com carregamento automático sem fio na França
Estrada com carregamento sem fio | Vinci / Divulgação

A França inaugurou o primeiro sistema de carregamento por indução dinâmico (isto é, sem fio e em movimento) implementado em uma rodovia com tráfego real no mundo. O projeto, que permite que veículos elétricos sejam carregados enquanto estão em movimento, está operacional em um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro da autoestrada A10, a sudoeste de Paris.

A tecnologia, desenvolvida pela empresa Electreon e liderada pelo consórcio VINCI Autoroutes, busca atender a demandas de carregamento em movimento, em particular de veículos de grande porte.

Os resultados iniciais dos testes em condições reais de tráfego confirmam o desempenho do sistema. Laboratórios da Universidade Gustave Eiffel verificaram que o sistema de carregamento indutivo é capaz de fornecer uma potência de pico superior a 300 kW, com uma média acima de 200 kW.

Em comparação, o Supercharger V3 da Tesla, tem uma potência máxima nominal de 250 kW. Aqui no Brasil, é raro achar carregadores acima de 120 kW e o eletroposto mais potente da cidade de São Paulo tem 200 kW.

Foco nos caminhões elétricos

O 1,5 km de extensão faz do sistema apenas um teste – a 60 km/h, seria possível abastecer cerca de 5 kWh no percurso. Mas é uma demonstração de um potencial para sistemas que permitem rodagem com autonomia indefinida.

O potencial desta tecnologia é considerado “bastante alto”, especialmente para o segmento de caminhões pesados. Atualmente, quatro veículos estão equipados com o hardware necessário para o carregamento dinâmico na A10, incluindo um caminhão de grande porte, um veículo utilitário, um carro de passageiros e um ônibus.

A capacidade de carregar caminhões enquanto dirigem é uma potencial solução para a logística de longa distância. Trechos longos seriam suficientes para estender consideravelmente a autonomia desses veículos. Ao poderem carregar em movimento, os caminhões poderiam, também, funcionar com baterias menores, o que reduziria a quantidade de matérias-primas e terras raras necessárias.

O CEO da VINCI Concessions, Nicolas Notebaert, afirmou que a implantação desta tecnologia nas principais redes rodoviárias, em complemento aos postos de carregamento, “acelerará ainda mais a eletrificação das frotas de veículos pesados – e, consequentemente, reduzirá as emissões de gases de efeito estufa do setor de fretes e logística, que por si só responde por mais de 16% do total de emissões do país”.

A equipe responsável pelo projeto assegura que o pavimento que aloja as bobinas de carregamento foi construído para resistir a décadas de desgaste e tráfego. Embora existam outros projetos de carregamento sem fio em estradas (em países como Estados Unidos, China, Noruega e Israel), este é o primeiro a ser implementado e disponibilizado em uma autoestrada com tráfego real.

Via Vinci

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