Honda completa voo de jato executivo com 100% de combustível sustentável

Em aviões a jato, a eletrificação é complicada; o combustível de aviação sustentável – feito de plantas ou materiais reciclados – é a melhor aposta

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Publicado em: 15 de outubro de 2025

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Editado em: 15 de outubro de 2025 09:10

Imagem do minijato HondaJet Elite II voando sobre o Grande Cânion
HondaJet Elite II | Honda / Divulgação

A Honda Aircraft Company anunciou que se tornou a primeira fabricante de jatos executivos leves com turbina dupla a realizar um voo de teste bem-sucedido utilizando uma mistura de 100% de combustível de aviação sustentável (SAF).

É um recorde bastante específico – o primeiro voo com 100% SAF foi em 2023, com um avião muito maior. Um Boeing 787 da Virgin Atlantic fez o percurso entre Nova York e Londres usando uma mistura de querosene sintético produzido a partir de plantas e HEFA (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados – basicamente restos de gordura vindos da indústria reprocessados em combustível).

Mas o recorde é significativo, porque até agora os jatos da Honda só estavam autorizados a voar com 50% de combustível de aviação sustentável. O teste bem sucedido é o resultado da colaboração entre a Honda Aircraft Company com a GE Honda Aero, a joint venture entre a General Electric e a Honda responsável pelo design dos motores HF120 que equipam o HondaJet.

Jato executivo HondaJet sendo abastecido com combustível sustentável (SAF)
Jato executivo HondaJet sendo abastecido com combustível sustentável (SAF) } Honda / Divulgação

O modelo de produção do HondaJet foi abastecido com uma mistura de combustíveis SAF similar à do voo das Virgin, com HEFA e querosene sintético. A aeronave sobrevoou a área de Greensboro, na Carolina do Norte (EUA), antes de pousar com sucesso na sede mundial da empresa, no Aeroporto Internacional Piedmont Triad (Carolina do Norte). Os dois pontos ficam a 26 km de distância.

Esta demonstração segue testes anteriores. Em 2022 e 2023, a GE Honda Aero já havia concluído com sucesso testes do motor HF120 utilizando misturas de SAF a 100% – em solo. No momento, as aeronaves HondaJet em serviço podem operar com misturas aprovadas de SAF de até 50%.

Um passo para a descarbonização

“Estamos imensamente orgulhosos de nossa equipe de engenharia por levar adiante nosso compromisso com o futuro da aviação, demonstrando que o HondaJet é capaz de operar com uma mistura de SAF a 100%”, disse Amod Kelkar, Vice-Presidente Sênior e Diretor Comercial da Honda Aircraft Company.

O HondaJet já detém há dez anos o status de jato mais eficiente em sua classe devido ao seu design exclusivo que foca na manutenção do fluxo laminar em toda a aeronave, o que oferece uma melhoria de até 20% na economia de combustível em comparação com aeronaves comparáveis. A Honda Aircraft Company também foi premiada com a Acreditação de Departamento de Voo Sustentável pela National Business Aviation Association (NBAA) em outubro de 2024.

Fundada em 2006, a Honda Aircraft Company é uma subsidiária integral da American Honda Motor Co., Inc.. Em 2024, as entregas acumuladas do HondaJet ultrapassaram 250 aeronaves globalmente.

Este feito é visto pela empresa como um passo crucial para alinhar suas atividades de negócios com a meta global da Honda de descarbonizar suas operações até 2050.

O que é o combustível de aviação sustentável?

Aviões – mais especificamente, jatos – não são bons candidatos para a eletrificação. Existem eVTOLS, mas são movidos a hélices e seu uso previsto é urbano e de curto alcance.

“Enquanto aeroplanos elétricos a bateria reduzem as emissões durante o voo, eles estão limitados em alcance pela densidade energética atual das baterias”, afirmam os cientistas suecos Martin Lindberg e Jennifer Leijon no estudo Electrifying aviation: Innovations and challenges in airport electrification for sustainable flight (“Eletrificando a aviação: Inovações e desafios na eletrificação de aeroportos para o voo sustentável”). “Para alcançar longas distâncias, outros combustíveis são necessários e podem ser usados em veículos não elétricos, turboelétricos ou híbridos.”

Existem projetos de aviões com turbinas elétricas (mais corretamente: turbofans), ainda são especulativos. A ideia é tão avançada que um dos maiores desenvolvedores é ninguém menos que a NASA.

O conceito Susan Electrofan é um avião híbrido com uma turbina convencional (com combustível de aviação sustentável) gerando energia para motores elétricos. O nome vem de SUbsonic Single Aft eNgine (“motor subsônico único na traseira”). Mas por enquanto só existe em renderizações como a abaixo. A Nasa prevê ter alguma integração para a metade dos anos 2030.

Conceito de avião elétrico da Nasa Susan Electrofan
Susan Electrofan | Nasa / Divulgação

Até então (e só se der tudo certo), a aposta mais certeira para a aviação de longa distância é mesmo a dos combustíveis sustentáveis.

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