A Noruega declarou missão cumprida em sua meta de eletrificação dos carros vendidos no país, com 98,3% do total de vendas no mês passado. Em 2025, o país conta com 10 mil carregadores rápidos e uma frota de mais de 800 mil carros elétricos.
Por isso, o Ministro das Finanças da Noruega, Jens Stoltenberg, anunciou planos para eliminar os subsídios de carros elétricos no país nos próximos dois anos. “Nós tínhamos como meta que todos os carros novos de passeio fossem elétricos até 2025… e podemos dizer que o objetivo foi alcançado”, disse o Stoltenberg em um comunicado. Para o Ministro, “chegou o momento de eliminar os benefícios gradualmente.”
Só para entender melhor o cenário de VEs (veículos elétricos) na Noruega, desde 1990 até 2022, o país não cobrou nenhum imposto sobre a compra ou importação sobre esse tipo de veículo, e estes subsídios e benefícios tornaram os carros elétricos muito mais atrativos para os consumidores.
O panorama começou a mudar em 2023, quando a Noruega começou a taxar os carros elétricos mais caros que 500 mil coroas (cerca de 270 mil no câmbio atual) em 25%. A taxa estava restrita aos modelos mais luxuosos, mas a partir de 2026 o valor base para a taxação deve baixar para 300 mil coroas (R$ 161 mil).
A partir de 2027, todos os veículos elétricos serão taxados, desde que a proposta do governo seja aprovada pelo parlamento norueguês. Enquanto isso, a Associação de Veículos Elétricos da Noruega (NEVA), e setores da oposição ao governo norueguês, buscam aumentar o prazo para o fim gradual dos benefícios, como forma de evitar a queda na adoção de carros elétricos, segundo a Reuters.
Como forma de incentivar a população a seguir comprando carros elétricos, está prevista uma taxa única a ser cobrada em veículos movidos a combustíveis fósseis. A Noruega tem sido um exemplo de país que conseguiu fazer a transição de veículos a combustão para veículos elétricos de forma eficaz, assim, nós iremos acompanhar atentamente os próximos passos e seus impactos no mercado local.