Pesquisa mostra o que leva brasileiros a comprar carros elétricos

O test drive foi considerado o fator definitivo para a decisão de comprar um EV; a característica mais valorizadas é a autonomia

|

Publicado em: 13 de outubro de 2025

|

Editado em: 13 de outubro de 2025 04:10

Uma pesquisa recente conduzida pelo Webmotors Autoinsights buscou esclarecer o que está passa na cabeça do consumidor brasileiro ao optar por comprar um carro elétrico. Realizada em abril de 2025, colheu 1,3 mil respostas de atuais proprietários de veículos elétricos (BEVs ou híbridos), perguntando o que levou à sua decisão e o que valorizam nesses carros.

A experiência direta com direção se mostrou o fator determinante para que os motoristas brasileiros fizessem sua cabeça antes de partir para a eletrificação. O elemento mais citado foi test drive, sendo responsável por convencer de 44% dos que responderam a pesquisa.

Após o contato pessoal, a decisão de compra foi influenciada pela observação do veículo em pessoa, citada por 21%. A seguir vem os canais de distribuição de informação, com 12% dos proprietários indicando que o interesse surgiu após lerem conteúdo sobre a tecnologia em redes sociais e 8% citando matérias em veículos de imprensa. Comerciais e propagandas na TV foram citados por apenas 1% dos respondentes. O interesse ambiental entrou no bolão de “outros” (14%), junto com economia, isenção de rodízio etc.

O que o brasileiro espera de um carro elétrico

O levantamento também buscou identificar quais características os proprietários atuais mais valorizam em seus modelos eletrificados. Abaixo, os pontos mais citados:

  • Autonomia superior: 68%
  • Tecnologia avançada: 50%
  • Conforto e recursos do interior: 48%
  • Facilidade e economia na manutenção: 44%
  • Desempenho e aceleração: 43%
  • Design moderno e inovador: 38%

A sustentabilidade e o menor impacto ambiental foram citados por 23% dos proprietários como um fator para comprar um carro elétrico. A conectividade e integração com dispositivos móveis foram mencionados por 21%.

Os resultados sugerem que o que impera na decisão é o produto em si e suas características – ter alta tecnologia, design atraente, conforto etc. A novidade da direção elétrica ainda precisa ser experimentada diretamente pelos motoristas. Há a compreensível e universal preocupação com autonomia, mas o consumidor já reconhece as vantagens econômicas na baixa manutenção.

“O interesse do brasileiro pelos híbridos e elétricos tem crescido ano após ano e respondido aos investimentos das montadoras para ampliar seu portfólio de veículos com essa tecnologia”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. “Neste contexto, identificamos que informação de qualidade e experiências com os veículos são fatores que realmente fazem a diferença para ajudar o consumidor em sua tomada de decisão.”

O que esses números significam

O interesse pelo test drive é universal. Está longe de ser exclusivo em interessados em comprar eletrificados – e simplesmente é algo que todo comprador deveria mesmo fazer. O número alto nesse quesito não significa que interessados em veículos elétricos estão particularmente interessados em test drive – ainda que pode ser novidade para muitos deles. Ao lembrarem do test drive como fator definitivo, o que eles dizem é que dirigir causou uma impressão positiva o suficiente para levar à decisão de comprar o carro elétrico.

Os números também apontam para um produto ainda elitizado, com características de luxo (tecnologia, design, potência, conforto) aparecendo entre os itens mais valorizados, ainda que a menor taxa de manutenção também seja notada.

Quanto à baixa preocupação ambiental… bem, é a tragédia dos comuns. Uma coisa do tamanho da crise climática não se resolve com decisões individuais. Mas é uma boa notícia mesmo assim: a pesquisa retrata o carro elétrico se mostra como um produto viável e de boa aceitação.

MAIS LIDAS

Pesquisa mostra o que leva brasileiros a comprar carros elétricos

O test drive foi considerado o fator definitivo para a decisão de comprar um EV; a característica mais valorizadas é a autonomia

Primeira unidade de hipercarro U9 Xtreme, que faz quase 500 km/h, é vendida para brasileiro

O supercarro elétrico chegou a 496,22 km/h em teste na Alemanha; sua produção total deve ficar em apenas 30 unidades

Assistente de voz com Gemini rodando em uma Mercedes CLA, assista ao vídeo

Vídeo mostra o assistente da Mercedes-Benz com o Gemini rodando em uma Mercedes CLA, atendendo a comandos de voz com entendimento de contexto

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter