
A empresa britânica Yasa apresentou seu novo motor com tecnologia de fluxo axial que, apesar de muito leve, com 12,7 kg, consegue produzir um pico de energia de 750 quilowatts, ou o equivalente a 1.005 cavalos, com uma densidade de energia de 59 kW por kg.
Segundo a Yasa, que faz parte do grupo Mercedes-Benz, o novo motor é “compacto e escalável, sem usar materiais exóticos.” A empresa acredita que ele vai levar uma “tecnologia revolucionária para o setor de automóveis de alto desempenho.”

O novo motor supera o recorde de 42 kW por kg da versão anterior desenvolvida pela própria Yasa, que alcançou 550kW ou 738 cv, pesando 13,1 kg. Só como comparativo, o motor traseiro do Tesla Model Y tem 200 kW, ou 268 cv. Assim, o novo motor da Yasa é quatro vezes mais potente. Ele se destaca até mesmo em uma comparação com o Tesla Model 3, que tem dois motores, e uma potência total de 460 kW.
É claro que os números citados são do pico de energia atingida, mas mesmo com potência contínua, o motor se sai bem, e fica entre 350 kW e 400 kW, ou 469 cv a 536 cv.
Apesar da empolgação, infelizmente não veremos o motor de fluxo axial da Yasa equipando carros de passeio com preços acessíveis, já que ele vem sendo desenvolvido para supercarros, que custam muito caro. De qualquer forma, a tecnologia eventualmente vai ser usada para produzir carros elétricos mais leves e mais potentes.