
Numa decisão em paralelo à política do uso de tarifas como ferramenta punitiva usada pelos Estados Unidos da Era Trump, o senado do México aprovou nesta quarta-feira (10) um aumento drástico nas tarifas de importação para países sem acordo de livre comércio. Atingindo múltiplos produtos chineses, Significa que o México passará a impor uma tarifa de 50% sobre veículos leves vindos da China.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, defendeu a medida como uma forma de proteção à indústria nacional, e disse que o alvo não é a China, mas países com os quais o México não tem acordos comerciais, dizendo que o país está “completamente disposto a continuar trabalhando com China”.
Capitulação
Mas a manobra foi universalmente interpretada como uma capitulação à pressão de Washington. A administração Trump acusou a China de tentar usar o México como ponte de entrada para produtos em seu mercado, burlando as tarifas punitivas impostas ao país. Hoje, 20% dos carros vendidos no México partem de marcas chinesas, com a BYD liderando, a MG Motor também estabelecida.
A BYD chegou a considerar produzir no país, como faz no Brasil, mas voltou atrás temendo espionagem industrial americana.
O texto aprovado afeta mais de 1.400 categorias de produtos, mas o setor automotivo é dos mais afetados. Além dos carros montados, autopeças, aço e alumínio também sofrerão reajustes tarifários, o que encarece a produção local de qualquer marca que dependa da cadeia de suprimentos asiática.
China responde
O Ministério do Comércio da China não demorou a responder através de um porta-voz, classificando a medida como unilateral e protecionista. “Temos notado os relatórios relevantes e vamos monitorar de perto a implementação das medidas mexicanas e avaliar o impacto potencial. Esperamos que o lado mexicano dê grande importância a essa questão e aja com prudêcia.”
A mensagem que se forma é que a guerra comercial deixou de ser apenas entre EUA e China e está se tornando um conflito de blocos – e os países no bloco dos EUA não tem estão realmente escolhendo de livre e espontânea vontade aderir a esse bloco.