
O Volkswagen Group começou a próxima fase de testes com o carro autônomo de pesquisas Gen.Urban em Wolfsburg, Alemanha. Segundo a empresa, após testes intensivos, o Gen.Urban já consegue dirigir de forma autônoma no tráfego urbano da cidade.
O projeto de pesquisa quer analisar a experiência dos passageiros em um carro autônomo, que não é equipado com pedais ou um volante, e quais são os requisitos que isto cria para veículos conceituais do futuro.
Antes mesmo de entrarem no carro, os usuários podem ajustar a temperatura da cabine ou a luz ambiente usando o app. Quando entram, o Gen.Urban saúda o passageiro, e o assento é automaticamente ajustado. Além disso, o carro também usa IA para escolher o tema da tela horizontal do painel e quais informações devem ser mostradas.
O usuário fica no lado do passageiro, e no assento principal, um motorista de emergência, que pode intervir a qualquer momento usando um painel com um joystick. Neste estágio de testes, os passageiros serão todos funcionários do Volkswagen Group.
Volkswagen quer avaliar a experiência de andar em um Gen.Urban
Entre as principais perguntas da pesquisa, estão: como as pessoas passam o seu tempo em um carro autônomo? Quais recursos digitais oferecem o melhor apoio para situações de trabalho, entretenimento ou relaxamento?
Além disso, a Volkswagen quer entender como desenvolver a interação entre o veículo e os passageiros, especialmente para idosos ou crianças? Em resumo, as pessoas se sentem confortáveis em um carro autônomo?
Todos os dados de comportamento de usuários e interação com o Gen.Urban serão analisados por time multidisciplinar da Volkswagen Group Innovation, incluindo designers, especialistas em fator humano, engenheiros de software e especialistas em materiais.
Segundo a VW, os resultados serão usados no desenvolvimento de conceitos de UX e interiores nas marcas do grupo.