Yangwang U9 Xtreme bate recorde de pista no circuito Nürburgring

O Yangwang U9 Xtreme, o atual carro mais rápido do mundo, bateu o recorde da pista do circuito Nürburgring, divulgou a BYD
Atualizado: 21 de outubro de 2025 06:10
Yangwang U9 Xtreme bate recorde de pista no circuito Nürburgring
Yangwang U9 Xtreme bate recorde de pista no circuito Nürburgring / Divulgação: BYD

A BYD anunciou hoje (21/10) que o Yangwang U9 Xtreme, o carro mais rápido do mundo, bateu o recorde do autódromo de Nürburgring, Alemanha. O carro da marca de luxo da BYD completou uma volta no anel norte (Nordschleife) do circuito de Nürburgring em 6 minutos e 59.157 segundos, reduzindo o tempo do recorde anterior em cerca de 5 segundos. 

Nas palavras da vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, “nós nos dedicamos a empurrar os limites do que pode ser atingido através da tecnologia, e Nürburgring é desafio tão lendário para carros e pilotos que é natural que nossos engenheiros busquem realizar seus sonhos ali”.

Segundo a VP da BYD, “a edição limitada do U9 Xtreme não só provou que ele é o carro mais rápido do mundo em linha reta, mas também um veículo com as qualidades dinâmicas de desempenho necessárias para quebrar recordes de pista em um circuito com grande variedade de curvas”. 

O piloto que bateu o recorde de Nürburgring foi o alemão Moritz Kranz, que conta com mais de 10 mil voltas no anel norte do circuito em sua carreira como piloto da categoria GT (Gran Turismo). Segundo o piloto, “a pista Nordschleife de Nürburgring é a pista mais exigente, e o nosso tempo de volta prova as habilidades de desenvolvimento da BYD e Yangwang.” 

Além disso, Moritz Kranz diz que “sem o trabalho intenso das marcas para balancear uma plataforma EV de alta potência com as difíceis exigências da configuração do chassi, este excelente tempo de volta não teria sido possível.”

Segundo o release da BYD, para bater o recorde do circuito de 20,832 km, que conta com mudanças bruscas de elevação e curvas perigosas, o U9 Xtreme usou um sistema de resfriamento completamente reformulado. Ele também tem um novo sistema de frenagem de carbono-cerâmica com liga de titânio e pneus semi-slick GitiSport e·GTR PRO, desenvolvidos em parceria com a Giti.

Com essa configuração, o super carro esportivo da BYD não só bateu o recorde de velocidade máxima, atingindo 496,22 km/h, mas conseguiu quebrar o recorde de tempo da volta do aro norte de Nürburgring. Curiosamente, esta pista tem o apelido de “inferno verde”, por ser cercada por florestas, e também pelo alto número de acidentes, como o do piloto Niki Lauda em 1976.

Gostou desta matéria?
Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.