1.600 km de alcance: startup americana promete design revolucionário de bateria

Bateria ETOP promete revolucionar a autonomia dos elétricos ao fazer caber muito mais armazenamento de energia no mesmo espaço

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Publicado em: 7 de outubro de 2025

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Editado em: 6 de outubro de 2025 05:10

Startup americana de baterias sediada em Massachusetts, a 24M Technologies propõe uma reformulação radical na maneira como as baterias de ións de lítio são construídas. A empresa afirma que, com sua nova abordagem, denominada Electrode-to-Pack (ETOP), é possível eliminar materiais supérfluos e, com isso, aumentar a densidade de energia, permitindo uma autonomia potencial de 1.000 milhas (1.609 km) por carga.

Projeto de bateria de altíssima densidade da 24M Technologies
Visão da bateria ETOP | 24M Technologies / Divulgação

Densidade de energia indica o quanto uma bateria pode armazenar dado seu volume e/ou massa. É um dos maiores desafios da indústria automobilística construir veículos elétricos que tenham longa autonomia – o que exige baterias grandes – mantendo um peso e tamanho aceitáveis – principalmente em modelos mais econômicos. Se a densidade é maior, uma bateria menor dá conta do recado.

Mais densidade para maior autonomia de bateria

Segundo a 24M, as baterias de íons de lítio tradicionais contêm uma grande quantidade de materiais inativos e não armazenadores de energia, como os invólucros das células cilíndricas. A plataforma ETOP busca eliminar a necessidade desses plásticos e metais, integrando os eletrodos – os componentes que realmente armazenam e libertam energia – diretamente no pacote da bateria. (Mais ou menos como um bolo que é inteiro recheio, digamos assim.)

A empresa explica que, em baterias convencionais, os eletrodos representam apenas 30% a 60% do volume total. Em seu design, os materiais ativos podem constituir até 80% do volume da bateria, aumentando drasticamente a densidade de energia.

Destalhe da célula da bateria ETOP
Detalhe da célula | 24M Technologies / Divulgação

O Presidente e CEO da 24M, Naoki Ota, afirma que a inovação é crucial para que a indústria americana de baterias se mantenha competitiva contra os concorrentes estrangeiros: “Os EUA têm que avançar na inovação das baterias, não apenas aumentar a produção, para encurtar a distância com os concorrentes do exterior”.

A 24M acredita que a sua plataforma, com flexibilidade inerente, pode acomodar qualquer química, tamanho ou voltagem de bateria, adequando-se a diversas aplicações – desde packs para a rede elétrica até veículos elétricos e aeronaves eVTOL.

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