Startup americana de baterias sediada em Massachusetts, a 24M Technologies propõe uma reformulação radical na maneira como as baterias de ións de lítio são construídas. A empresa afirma que, com sua nova abordagem, denominada Electrode-to-Pack (ETOP), é possível eliminar materiais supérfluos e, com isso, aumentar a densidade de energia, permitindo uma autonomia potencial de 1.000 milhas (1.609 km) por carga.

Densidade de energia indica o quanto uma bateria pode armazenar dado seu volume e/ou massa. É um dos maiores desafios da indústria automobilística construir veículos elétricos que tenham longa autonomia – o que exige baterias grandes – mantendo um peso e tamanho aceitáveis – principalmente em modelos mais econômicos. Se a densidade é maior, uma bateria menor dá conta do recado.
Mais densidade para maior autonomia de bateria
Segundo a 24M, as baterias de íons de lítio tradicionais contêm uma grande quantidade de materiais inativos e não armazenadores de energia, como os invólucros das células cilíndricas. A plataforma ETOP busca eliminar a necessidade desses plásticos e metais, integrando os eletrodos – os componentes que realmente armazenam e libertam energia – diretamente no pacote da bateria. (Mais ou menos como um bolo que é inteiro recheio, digamos assim.)
A empresa explica que, em baterias convencionais, os eletrodos representam apenas 30% a 60% do volume total. Em seu design, os materiais ativos podem constituir até 80% do volume da bateria, aumentando drasticamente a densidade de energia.
O Presidente e CEO da 24M, Naoki Ota, afirma que a inovação é crucial para que a indústria americana de baterias se mantenha competitiva contra os concorrentes estrangeiros: “Os EUA têm que avançar na inovação das baterias, não apenas aumentar a produção, para encurtar a distância com os concorrentes do exterior”.
A 24M acredita que a sua plataforma, com flexibilidade inerente, pode acomodar qualquer química, tamanho ou voltagem de bateria, adequando-se a diversas aplicações – desde packs para a rede elétrica até veículos elétricos e aeronaves eVTOL.