Aptera levanta capital de US$ 75 milhões para fabricação de triciclo solar

A empresa já existe a 19 anos sem ter conseguido até agora por um produto no mercado; o triciclo promete ser supereficiente

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Publicado em: 14 de outubro de 2025

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Editado em: 14 de outubro de 2025 02:10

Foto do triciclo elétrico solar Aptera parado num pátio
O triciclo solar | Aptera / Divulgação

Aptera Motors Corp., empresa focada no desenvolvimento triciclos de alta eficiência, anunciou ter garantido acesso a um financiamento de capital de até US$ 75 milhões. O anúncio surge dois dias antes de a empresa abrir seu capital (para quem é leigo: vender ações) na bolsa NASDAQ, com o objetivo de levantar o capital necessário para finalmente iniciar a produção de seu triciclo parcialmente solar.

O financiamento foi estruturado como um contrato de compra de ações (Equity Line of Credit – ELOC) com a New Circle Principal Investments LLC, uma afiliada da New Circle Capital.

Finalmente teremos Apteras?

A Aptera planeja usar os recursos deste financiamento para levar o seu veículo solar à produção. O dinheiro será destinado à preparação da linha de produção, incluindo mão de obra, instalações, logística e estrutura de vendas para por o mercado a edição de lançamento.

A estrutura do ELOC permite que a Aptera levante capital por etapas ao longo do tempo, o que a empresa afirma estar alinhado com suas prioridades estratégicas e oportunidades de mercado.

A startup tem quase 20 anos apresentando conceitos de triciclos elétricos sem até hoje ter conseguido por em produção e vender seus produtos. Seu primeiro conceito, o Aptera 1 (2006), era um conceito para investidores, um híbrido (HEV) com a ideia de ser extremamente econômico, usando 0.71 L de diesel para 100 km. Planejado para produção, o Aptera 2 (2009) seria um híbrido com gerador (REEV), capaz de fazer até 1.130 km.

E o modelo atual, simplesmente chamado Aptera (2019) é um elétrico puro (BEV) com bateria de 60 kWh, prometendo fazer até 965 km numa carga. Os painéis solares poderiam aumentar sua autonomia “em 65 km por dia”.

Todos os Aptera tiveram modelos reais testados por jornalistas, mas apenas o modelo atual entrou em fase de planejamento comercial. As vendas estão previstas para começar no ano que vem e a produção, em 2028.

Momento de alto risco

O anúncio da injeção de capital surge em um momento delicado: a Aptera está prestes a realizar uma listagem direta na NASDAQ esta semana, em vez de uma oferta pública inicial (IPO). Ao contrário de um IPO, a listagem direta não garante que a empresa angarie fundos com a abertura de capital.

O último relatório da Aptera à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) indicou que a empresa tinha US$ 13 milhões em caixa no final de junho um montante insuficiente para iniciar a produção do seu veículo solar. A capacidade de levantar os US$ 75 milhões agora surge como um voto de confiança, que pode ajudar a estabilizar o preço das ações após a listagem. Até agora, a maior parte do financiamento da Aptera até agora veio de campanhas de crowdfunding.

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