A Archer Aviation, startup de aeronaves aéreas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), realizou demonstrações de voo abertas ao público durante o California International Air Show 2025, no último fim de semana. O evento, realizado em Salinas, Califórnia, marcou a mais recente exibição pública da aeronave Midnight, demonstrando um avanço da empresa em busca da certificação e operações comerciais.
Os voos ocorreram sobre o Aeroporto Municipal de Salinas, que é a sede da unidade de testes da Archer. A demonstração pública tinha como objetivo evidenciar a capacidade da aeronave, com o destaque principal focado em seu baixo nível de ruído.
eVTOLs: substitutos para os helicópteros?
O Midnight é um avião elétrico tripulado: ele precisa de um piloto com brevê, assim como controle de tráfego aéreo e todo mais. Carrega, além do piloto, 4 passageiros. Em junho, o eVTOL iniciou voos de teste tripulados, e nos meses seguintes, a empresa reportou marcos como o seu voo tripulado mais longo (55 milhas, ou 88 km, em 31 minutos) e voos que alcançaram altitudes de até 10.000 pés (3.048 m).
O que chama a atenção no vídeo divulgado pela Archer (acima) é o que não está lá: barulho. Durante as passagens do Midnight sobre a multidão, era possível ouvir claramente o locutor anunciando as especificações da aeronave e até mesmo murmúrios e conversas da plateia.
eVTOLs, que alguns fabricantes insistem em chamar de “carros voadores” não têm nada de carro. São, no lugar disso, potenciais substitutos para helicópteros no uso urbano. Para isso, além de não funcionarem com combustíveis fósseis, o baixo ruído é uma enorme vantagem.
A maioria de projetos é de veículos autônomos – como o Midnight só busca certificação de aeronave convencional, é bem possível que esteja liberado a voar em breve. Em maio, a empresa foi escolhida como provedora exclusiva de táxis aéreos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.