A BYD alcançou um marco significativo em sua estratégia de expansão global com a entrada em serviço do BYD Jinan, o oitavo e último navio de sua frota de transporte de veículos. Com o comissionamento do Jinan, toda a frota marítima da gigante chinesa de veículos elétricos está agora operacional, elevando a capacidade anual de transporte da empresa para mais de um milhão de veículos.

O navio recebeu o nome de Jinan, na província chinesa de Shandong, que abriga uma das maiores bases de fabricação de veículos da BYD. Esta é uma prática comum da empresa, que nomeia a maioria de seus cargueiros em homenagem às cidades onde suas bases de produção estão localizadas. A BYD não divulgou a capacidade do Jinan, mas sua frota tem navios com capacidade para 7.000 a 10.000 veículos.
O BYD Jinan é um navio movido a gás natural – que é um combustível fóssil, mas não é o pior em termos de navios. A maioria deles usa o óleo de combustível pesado (BPF). Essa é a parte mais pesada da destilação do petróleo, que emite por volta de 30% mais dióxido de carbono, e também poluentes locais como óxidos de enxofre, causadores de chuvas ácidas.
A expansão marítima reflete o crescimento explosivo das vendas externas da BYD. De janeiro a agosto do ano, as vendas de Veículos de Nova Energia (NEVs) no exterior atingiram 625.816 unidades, um aumento de 136,27% em relação ao ano anterior. Com sua frota totalmente montada, a BYD afirma que está acelerando ainda mais a internacionalização dos automóveis chineses, embora não tenha sugerido planos imediatos para expandir a frota além dos oito navios atuais.