BYD irá lançar kei car no Japão a cerca de R$ 91 mil e tem nome: Racco

Kei car, um mini-utilitário, é uma especialidade japonesa; um carro chinês entrando nesse segmento é um movimento ousado

|

Publicado em: 28 de outubro de 2025

|

Editado em: 28 de outubro de 2025 05:10

BYD Racco, kei car (minicarro utilitário) que será lançado no Japão
BYD Racco | Dongchedi / Reprodução

A BYD está pronta para dar um passo ousado no Japão, lançando seu primeiro modelo classificado como kei car – categoria de minicarros utilitários típicos do país, que existem por peculiaridades nas leis tributárias japoneass. O modelo, que deve se chamar BYD Racco, fará sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Tóquio e tem como alvo o altamente regulamentado mercado de veículos urbanos do país.

O carro já havia sido revelado anteriormente num teaser da BYD. Com design compacto e preço competitivo, o Racco foi criado especificamente para cumprir as rigorosas normas japonesas para kei cars, entrando em concorrência direta com modelos locais já estabelecidos, como o Nissan Sakura e o Honda N-Box.

Especificações

O BYD Racco adota o formato compacto e quadrado, típico dos veículos da classe kei, focado na otimização do espaço urbano.

O exterior apresenta uma grade frontal fechada, luzes diurnas de camada dupla integradas com as funções de pisca, e um teto no estilo flutuante. O veículo será um modelo de quatro portas com portas traseiras deslizantes, um recurso valorizado em veículos urbanos japoneses.

O Racco será equipado com uma bateria de 20 kWh, fornecendo uma autonomia estimada de cerca de 180 km (pelo ciclo de teste WLTC). O carro também incluirá um sistema de ar-condicionado com bomba de calor e suportará carregamento rápido DC de até 100 kW.

O preço inicial esperado é de ¥ 2,6 milhões, o que equivale a ~R$ 91 mil. Isso é mais barato que o Honda N-Box, que é o kei car mais vendido, com preços começando em ¥ 1.739.100 (~R$ 61 mil). (Entre modelos convencionais: o kei car elétrico mais vendido é o Nissan Sakura).

Invasão chinesa

A BYD entrou no mercado japonês de carros de passeio em 2023 e já comercializa modelos como Dolphin, Seal e Yuan PLUS O Racco, no entanto, é o primeiro modelo da marca altamente localizado e adaptado para as normas específicas do país (limite de comprimento de 3.400 mm e largura de 1.480 mm).

A entrada da BYD no segmento kei car foi vista pelo presidente da Suzuki Motor, Toshihiro Suzuki, como um “grande desafio” e um sinal de que a barreira psicológica dos consumidores japoneses em relação aos produtos chineses está diminuindo. Suzuki expressou satisfação pela nova concorrência, mas também advertiu que a BYD deve “evitar se envolver em guerra de preços” no segmento.

O Racco tem previsão de começar as reservas no Japão no começo de 2026. Mais detalhes, incluindo especificações técnicas completas e o nome final, devem ser confirmados durante o Salão de Tóquio.

Via Dongchedi

MAIS LIDAS

Fim do elétrico? Flex usando etanol emite menos CO₂ que elétricos chineses, diz estudo

Anfavea calcula que, em sua vida útil total, um flex usando 100% etanol emite menos CO₂ que um elétrico puro chinês; mas não é o que parece

França inaugura estrada com carregamento sem fio ultrarrápido para EVs

Carregamento sem fio na estrada pode acabar com problemas de alcance e até mesmo diminuir as baterias em grandes caminhões

Estudo: ao insistir em híbridos flex, Brasil piora suas emissões e vai na contramão do mundo

Os números indicam que elétricos puros no Brasil emitem 87% a menos do que a média nacional; híbridos flex, apenas 22% a menos

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter