BYD T35, um caminhão elétrico que pode funcionar como fonte de energia para acampamentos

A BYD apresentou no Japan Mobility Show 2025 o caminhão elétrico BYD T35, que pode ser usado como fonte de energia para acampamentos

|

Publicado em: 29 de outubro de 2025

|

Editado em: 29 de outubro de 2025 06:10

A BYD apresentou no Japan Mobility Show 2025 o caminhão elétrico BYD T35, desenvolvido especialmente para o mercado japonês, e que terá duas versões, plataforma e furgão de alumínio.

Com seu tamanho compacto, ele é fácil de manobrar mesmo em ruas estreitas. Além disso, ele também poderá ser dirigido com uma carteira de motorista comum. O BYD T35 tem alcance total de 250 km (WLTP) com uma carga, e um motor traseiro elétrico de 150 kW, ou 201 cv.

Ele conta com bateria com tecnologia Blade LFP (fosfato de ferro-lítio) e tem um design Cell-to-Chassis (CTC), que integra a bateria diretamente ao chassi, aumentando a estabilidade e a segurança.

BYD T35 tem direção assistida e outros recursos

O BYD T35 também tem um sistema que reconhece se o caminhão está em uma estrada plana ou inclinada, ajudando a manter a estabilidade em percursos planos e aumentando o torque nas subidas, mesmo lotado de carga.

Além disso, ele também tem sistema de assistência de direção (ADAS), aviso de colisão frontal (Forward Collision Warning), controle adaptativo de percurso (ACC ou Adaptive Cruise Control) e aviso de saída de faixa (LDW ou Lane Departure Warning).

Apesar de ser um veículo comercial, ele tem um interior que parece bem confortável. No painel, o caminhão tem uma tela de 12,8 polegadas, e o sistema também pode ser controlado por voz pelo motorista.

O novo caminhão da BYD também pode ser atualizado remotamente com over-the-air (OTA), como os carros de passeio da empresa.

Com V2L, BYD T35 oferece energia para acampamentos ou eventos

Para demostrar recurso V2L (vehicle-to-load), BYD instalou uma sauna móvel na traseira do T35
Para demostrar recurso V2L (vehicle-to-load), BYD instalou uma sauna móvel na traseira do T35 / Foto: Car Watch

Um detalhe que pode fazer a diferença é o recurso V2L (vehicle-to-load), que oferece uma saída de energia de até 10 kW para carregar outros dispositivos. Segundo a BYD, ele pode ser usado como fonte de energia em campings e em eventos, por exemplo. Para demonstrar essa capacidade, a BYD instalou uma sauna móvel na versão plataforma.

O BYD T35 tem lançamento previsto para março de 2026 no Japão, com um preço sugerido de 8 milhões de ienes, ou o equivalente a R$ 280 na conversão direta.

MAIS LIDAS

Fim do elétrico? Flex usando etanol emite menos CO₂ que elétricos chineses, diz estudo

Anfavea calcula que, em sua vida útil total, um flex usando 100% etanol emite menos CO₂ que um elétrico puro chinês; mas não é o que parece

Híbridos Omoda 5 e 7 são lançados no Brasil e montadora fala de seus planos para o futuro

Um dos dois lançamentos já havia esgotado as reservas na pré-vendas; marca agora amplia seu portfólio para quatro veículos

Consumidores preferem picapes old school da Scout Motors com gerador

Nova marca do Grupo VW oferecerá SUVs e picapes com controles físicos, opção com gerador (EREV) e já tem 130 mil reservas

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter