
Em uma entrevista ao podcast do Joe Rogan, o CEO da Tesla, Elon Musk disse que a empresa vai fazer uma demonstração de um Tesla Roadster “voador” até o fim do ano. Mas, não adianta se animar muito, pois ele não parece estar falando de uma versão EVTOL do Roadster, e sim de algo bem mais modesto.
Ao falar do Roadster, ele disse que estava próximo da demonstração do protótipo, e que este lançamento “será inesquecível, para o bem ou para o mal”. Nas suas palavras, “acredito que temos uma chance de fazer o lançamento de produto mais memorável da história. Temos uma tecnologia muito maluca neste carro.”
No podcast, Musk citou Peter Thiel, citando que ele uma vez comentou “que o futuro supostamente teria carros voadores, mas nós não temos carros voadores.” Para o CEO da Tesla, “se Peter quer um carro voador, nós deveríamos poder comprar um.”
Falando mais sobre o novo modelo, ele perguntou se ele “seria mesmo um carro”. Nas suas palavras: “Parece um carro. É algo mais maluco do que qualquer coisa que o James Bond já tenha usado. Se você pegasse todos os carros do James Bond e os juntasse, ele seria ainda mais maluco.
Novo Tesla Roadster, ano após ano, ainda uma promessa
Lançado em 2008 como o primeiro carro da empresa (eu conto tudo sobre esta história aqui), o Tesla Roadster parou de ser vendido em 2012. Musk apresentou a versão reformulada em 2018, desta vez com um design original, mas o novo esportivo da Tesla ainda parece estar bem longe de chegar nas lojas.
Prometido para 2020, ele já está 5 anos atrasado, e contando, então vamos ver quanto tempo até o Roadster realmente estar pronto.
Tesla Roadster “voador” deve ser a SpaceX Edition, e não vai voar de verdade
Em 2019, Musk falou sobre o Roadster SpaceX Edition, e citou que os foguetes de propulsão irão ficar escondidos atrás da placa do carro, o que bate com a nova declaração do CEO da Tesla, citando nominalmente os carros cheio de gadgets da franquia 007.
Em 2021, Elon Musk citou novamente o pacote com acelerador de foguete SpaceX do Tesla Roadster, dizendo que ele seria capaz de atingir 96 km/h em pouco mais de 1 segundo. Ao falar sobre um “carro voador”, ele quase certamente está se referindo a isto, assim ele não seria capaz de voar, apenas flutuar por alguns instantes.
Em uma entrevista em 2024, ele citou novamente projeto, e desta vez, chegou a dizer que o carro seria capaz de ir de 0 a 96 km/h em “menos de um segundo”.
E você, compraria um Tesla Roadster equipado com foguetes, mesmo que ele não tenha a capacidade de voar, como Elon Musk quer nos convencer que será possível? Vale citar que o carro mais rápido do mundo até o momento não conta com foguetes, e nem é produzido pela Tesla, e sim pela sua rival chinesa, a BYD.
Agora é esperar até a divulgação desta demonstração deste Tesla Roadster “voador”, lembrando que temos menos de dois meses para o fim do ano. Sabemos que Elon Musk gosta de chamar a atenção por meio de frases bombásticas, mas nem sempre as polêmicas causam o efeito desejado por ele.
Uma prova disto é que a radicalização política do seu CEO vem custando bem caro para a Tesla, como mostra este estudo que aponta que a empresa deixou de vender um milhão de carros só nos Estados Unidos por causa dos posicionamentos de Elon Musk.