
A Pax Aeroportos, concessionária responsável pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), anunciou um acordo estratégico com a UrbanV, operadora internacional especializada em redes de vertiportos (aeroportos para eVTOLs, veículos elétricos de decolagem e pouso vertical). O objetivo é desenvolver a infraestrutura necessária para receber as operações desse novo tipo de aeronave, às vezes vendido como “carros voadores” (o que é tecnicamente meia verdade, mas não a parte do “carro”).
A parceria prevê a transformação dos aeroportos de Campo de Marte e Jacarepaguá nos primeiros grandes hubs de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) do país.
O Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, será um ponto central da rede metropolitana, oferecendo, além de pistas, mas capacidade de hangares e manutenção. O plano é conectar o aeroporto a locais de alta procura como a Avenida Faria Lima, Alphaville, os aeroportos internacionais e até cidades vizinhas como Campinas e a Baixada Santista.
Já no Rio, aproveitando a sua relevância histórica na aviação executiva e offshore, o aeroporto será o portal de acesso para a Zona Oeste, com futuras ligações planeadas para a Zona Sul, Niterói e aeroportos comerciais da cidade.
Este acordo é a evolução de uma cooperação prévia, que incluiu a criação de um “sandbox regulatório” (ambiente de testes controlado) no Campo de Marte, em colaboração com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Agora, o foco passa dos testes para a implementação de infraestrutura física e operacional escalável.
“Este acordo fortalece nossa presença em um dos mercados mais estratégicos para a Mobilidade Aérea Avançada. Junto com a PAX Aeroportos, estamos construindo as bases para futuras redes de mobilidade aérea no Brasil, a partir de aeroportos que já desempenham um papel central na aviação urbana”, afirmou Ivan Bassato, Chairman da UrbanV.
“Operando dois dos aeroportos urbanos mais estratégicos do Brasil, vemos a Mobilidade Aérea Avançada como uma evolução natural da aviação na cidade”, disse Rogério Augusto Prado, CEO da PAX. “Essa parceria com a UrbanV nos permite consolidar nossa forte presença no Brasil, ao mesmo tempo em que exploramos novas oportunidades para integrar soluções de mobilidade aérea de última geração em nossos aeroportos e nas cidades que eles atendem.”
O movimento de criar aeroporto de eVTOLs prepara o terreno para quando as aeronaves de empresas como a Eve Air Mobility, da Embraer, forem autorizados a decolar nas capitais.
Via: Pax Aeroportos