A Ford está arquitetando uma renovação grande em sua linha de veículos elétricos. O CEO da Ford, Jim Farley, revelou que o primeiro veículo a utilizar a nova Universal EV Platform (“plataforma universal da veículos elétricos”), a partir de 2027, será uma picape de porte médio, com meta de preço em US$ 30 mil (~R$ 160 mil).

Ou será? Apesar da imagem distribuída mostrar claramente a silhueta de uma picape, Farley descreveu o futuro modelo como “não realmente uma picape”, O mistério indica que a Ford pode estar explorando um novo formato (ou o marketing inventou um nome novo). O executivo adiantou que o espaço interno da cabine será superior ao de um Toyota RAV4, o que, somado ao porta-malas dianteiro (frunk) e à caçamba traseira, promete ganhos significativos em volume.
A picape será construída com base em uma estrutura monobloco, semelhante à da Ford Maverick, mas com um método de construção radicalmente novo, que envolve apenas três grandes peças fundidas. Essa abordagem, num contexto de concorrência feroz, visa a eliminação de componentes desnecessários para reduzir custos e maximizar os ganhos de espaço interno.
O objetivo da Ford é enfrentar o maior segmento do mercado americano: o de veículos usados, cujo preço médio também gira em torno de US$ 30.000. Farley enfatizou que o foco está em EVs acessíveis, e não nos modelos de luxo.
O CEO prometeu ainda que o novo EV trará um sistema de infoentretenimento e uma experiência digital totalmente inovadores, diferente de tudo que já existe no mercado ocidental e até mesmo em comparação aos avanços observados na China.
A picape da Ford será inicialmente um veículo de tração traseira (RWD), prometendo ser “super divertida de dirigir” e muito rápida, com a expectativa de que versões com tração integral (AWD) sejam introduzidas posteriormente.