Ford prepara misteriosa “picape que não é picape” em nova plataforma, por US$ 30 mil

A picape elétrica deve ser o primeiro veículo a usar a Ford Universal EV Platform, sua estreia está marcada para 2027

|

Publicado em: 30 de setembro de 2025

|

Editado em: 30 de setembro de 2025 03:09

A Ford está arquitetando uma renovação grande em sua linha de veículos elétricos. O CEO da Ford, Jim Farley, revelou que o primeiro veículo a utilizar a nova Universal EV Platform (“plataforma universal da veículos elétricos”), a partir de 2027, será uma picape de porte médio, com meta de preço em US$ 30 mil (~R$ 160 mil).

Ilustração da Ford Universal Platform, com uma picape com dois bonecos
Ilustração da Ford Universal Platform | Ford / Divulgação

Ou será? Apesar da imagem distribuída mostrar claramente a silhueta de uma picape, Farley descreveu o futuro modelo como “não realmente uma picape”, O mistério indica que a Ford pode estar explorando um novo formato (ou o marketing inventou um nome novo). O executivo adiantou que o espaço interno da cabine será superior ao de um Toyota RAV4, o que, somado ao porta-malas dianteiro (frunk) e à caçamba traseira, promete ganhos significativos em volume.

A picape será construída com base em uma estrutura monobloco, semelhante à da Ford Maverick, mas com um método de construção radicalmente novo, que envolve apenas três grandes peças fundidas. Essa abordagem, num contexto de concorrência feroz, visa a eliminação de componentes desnecessários para reduzir custos e maximizar os ganhos de espaço interno.

O objetivo da Ford é enfrentar o maior segmento do mercado americano: o de veículos usados, cujo preço médio também gira em torno de US$ 30.000. Farley enfatizou que o foco está em EVs acessíveis, e não nos modelos de luxo.

O CEO prometeu ainda que o novo EV trará um sistema de infoentretenimento e uma experiência digital totalmente inovadores, diferente de tudo que já existe no mercado ocidental e até mesmo em comparação aos avanços observados na China.

A picape da Ford será inicialmente um veículo de tração traseira (RWD), prometendo ser “super divertida de dirigir” e muito rápida, com a expectativa de que versões com tração integral (AWD) sejam introduzidas posteriormente.

MAIS LIDAS

Leapmotor chega em breve ao Brasil com dois modelos e estrutura de pós-venda da Stellantis

Chegando em parceria com a Stellantis, a marca anunciou que proprietários poderão usar da infraestrutura existente para outras marcas

Enquanto EUA teme “eletricapocalipse”, mercado britânico bate recorde de vendas de EVs

Em período aquecido, vendas de veículos a combustão interna cresceram 2,4%, enquanto as de elétricos subiram quase 33%.

Assista: avião elétrico (eVTOL) tripulado tem demonstração pública

O eVTOL Archer Midnight leva um piloto e 4 passageiros, e está previsto que sirva como táxi nos Jogos Olímpicos de 2028

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter