
A General Motors anunciou hoje (21/10) que está interrompendo a produção da sua van elétrica BrightDrop. O veículo era produzido na fábrica CAMI Assembly, em Ingersoll, Ontário, lançada dois anos atrás com investimentos de US$ 500 milhões do governo canadense, descrita pela GM como a “primeira fábrica de produção de veículos elétricos em grande escala”.
Entenda os motivos do cancelamento da van elétrica GM BrightDrop
Como a GM deixou claro que a produção do BrightDrop não será transferida para outra fábrica, podemos considerar o projeto oficialmente encerrado, o que é uma pena. Para entender os motivos, é preciso entender o atual momento regulatório dos veículos elétricos nos Estados Unidos.
Segundo o release da GM Canadá, o motivo para a empresa desistir do projeto é que o mercado de veículos comerciais elétricos para entrega cresceu de forma muito mais lenta do que o previsto, o que levou a fábrica a produzir abaixo da capacidade e com interrupções na produção desde maio de 2025.
O golpe final parece ter sido o fim do subsídio de US$ 7.500 oferecido pelo governo Biden, revogado pelo governo Trump no começo de outubro, que, segundo a GM, tornou o “negócio ainda mais desafiador”. Com o encerramento da produção do BrightDrop, a General Motors vai mandar 1200 pessoas embora da CAMI Assembly.
GM vai colocar Gemini em seus carros a partir de 2026
Em seu evento GM Forward em Nova York, a General Motors anunciou suas novidades em inteligência artificial, robótica, energia e autonomia. Segundo a empresa, a partir de 2026 seus carros serão equipados com o Gemini do Google, assim os usuários poderão interagir com o carro e seus recursos usando conversas em linguagem natural.
Além disso, a empresa disse que, no futuro, irá lançar seu próprio modelo de IA, desenvolvido sob medida para os carros. Outra novidade do GM Forward foi a apresentação do sistema de direção sem a necessidade de olhar a partir de 2028. O sistema nível 3 de autonomia da empresa vai estrear na SUV elétrica Cadillac ESCALADE IQ, mas vou falar mais sobre isto em outro post aqui no site.