Híbrido GAC Aion i60 é lançado na China oferecendo 1240 km de autonomia

E versão puramente elétrica do SUV compacto oferece 650 km de autonomia; montadora já opera no Brasil com outros modelos

|

Publicado em: 17 de novembro de 2025

|

Editado em: 17 de novembro de 2025 07:11

Foto do carro GAC Aion i60
i60 | GAC Aion / Divulgação

A GAC Aion lançou oficialmente na China, neste domingo (16), o seu novo SUV compacto para 5 lugares, o Aion i60. O modelo chega ao mercado chinês com preços entre 109.800 e 135.800 yuans (~R$ 93 mil e ~R$ 115 mil) e duas opções de motorização: 100% elétrica (BEV) e elétrica com extensor de alcance (EREV).

A elétrica tem uma autonomia alta: 650 km, numa bateria de 75 kWh. Mas para quem não acha isso o suficiente, a versão EREV, que promete uma autonomia combinada de 1.240 km (ambos pelo ciclo chinês de testes CLTC, que costuma ser mais otimista que o Inmetro).

A versão EREV utiliza o sistema “Xingyuan”, desenvolvido pela própria GAC. Ele combina um motor 1.5L a gasolina, que funciona como gerador, sem tracionar as rodas, com um motor elétrico de 180 kW (241 cv). É o mesmo motor da versão BEV.

O EREV é capaz de rodar 210 km apenas com a bateria e aciona o gerador (idealmente) em viagens longas, atingindo os quatro dígitos de autonomia total. O consumo de combustível quando a bateria acaba fica em 5,5 litros/100 km (cerca de 18 km/l).

Irmão maior

O i60 compartilha a distância entre eixos de 2,77 metros com o Aion V (modelo já confirmado para o Brasil), mas é fisicamente maior. Com 4,68 metros de comprimento, ele é 10,5 cm mais longo que o V, o que se traduz em mais espaço interno e presença de estrada.

O design aposta em linhas limpas, maçanetas embutidas e uma assinatura de LED frontal “profunda” e ascendente. Por dentro, o minimalismo impera, com uma tela central flutuante quadrada comandando quase todas as funções, painel de instrumentos digital e carregamento sem fio duplo para smartphones.

O SUV traz o sistema de assistência inteligente GSD da GAC. Ele suporta funções de navegação autônoma em rodovias (NDA) e assistente de estacionamento inteligente, permitindo trocas de faixa automáticas e auxílio em rampas de acesso.

A GAC Aion já iniciou sua operação no Brasil e prometeu trazer cinco modelos iniciais, além de estudar a produção local. Embora o i60 ainda não esteja nessa primeira leva, a tecnologia EREV é uma boa resposta à ansiedade de autonomia ade uma infraestrutura menos que ideal.

Via CarNewsChina

MAIS LIDAS

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter