
A plataforma de locação de autos Localiza anunciou nesta quinta-feira (12) um acordo comercial com a BYD para a aquisição de 10 mil veículos híbridos e elétricos. A compra, que será realizada gradualmente ao longo dos próximos dois anos. É o maior investimento único já feito em eletrificados feito por uma locadora nacional.
A decisão de fechar este contrato de grande volume, segundo a Localiza, ocorreu após mais de um ano de testes conjuntos, onde a performance, a confiabilidade e a eficiência energética dos modelos da fabricante chinesa foram colocadas à prova nas operações diárias da empresa. Com a validação técnica concluída, a Localiza integrará ao seu portfólio uma gama variada de modelos da BYD, incluindo o Dolphin e o Dolphin Mini, os dois elétricos mais vendidos do Brasil, além dos SUVs híbridos plug-in Song Plus e Song Pro. O Mini e o Song Pro são fabricados no Brasil.
Os novos veículos serão disponibilizados para o consumidor comum, na forma de aluguel por diárias, mas também pelo o serviço de carro por assinatura (Localiza Meoo) e a gestão de frotas terceirizadas para empresas, e, no futuro próximo, para a venda ao consumidor na Localiza Seminovos.
“A acordo com a BYD é um passo importante em nossa jornada de construção de um ecossistema de mobilidade composto por um portfólio completo e moderno de veículos, oferecendo aos nossos clientes uma experiência simples, digital e encantadora”, afirma Bruno Lasansky, CEO da Localiza&Co. “A partir de agora, tanto pessoas quanto empresas terão acesso aos carros da BYD do jeito que eles escolherem: para alugar, assinar ou comprar. O acordo amplia ainda mais os diferenciais da Localiza e reforça sua posição como uma plataforma fundamental no mercado automotivo.”
“A BYD acredita que a mobilidade eletrificada é essencial para um futuro mais sustentável”, destaca Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Por isso, temos investido continuamente em inovação, tecnologia e capacidade produtiva para liderar essa transformação no Brasil. O acordo com a Localiza&Co é estratégico para acelerar essa jornada, democratizando o acesso à tecnologia limpa e permitindo que milhares de brasileiros experimentem, no dia a dia, os benefícios dos nossos veículos elétricos e super híbridos. Este acordo reforça a nossa liderança no mercado brasileiro e a confiança das grandes empresas em nossa tecnologia.”
O número é uma fração mínima da frota da Localiza, que afirma ter 632 mil veículos atualmente – 10 mil seriam 1,6% dessa frota. Mas representa cerca de um meses de vendas nacionais da BYD atualmente. E é uma boa vitrine para a BYD e outros fabricantes de elétricos exporem seus veículos a consumidores curiosos, para os quais alugar um elétrico pode ser sua primeira experiência.
O acordo foi compartilhado por um comunicado à imprensa.