A Great Wall Motor (GWM) revelou hoje oficialmente o Ora 5, um SUV compacto que marca a entrada da marca no segmento. O modelo foi projetado para competir diretamente com veículos estabelecidos no mercado chinês, como o BYD Yuan Plus e o Geely Galaxy E5.
Comparado com o já familiar Ora 3 nas ruas brasileiras, o Ora 5 mantém a identidade visual da “família dos gatos” da marca (o nome internacional do Ora 3 é “Ora Good Cat”), mas é maior e mais potente em basicamente tudo. Apresentando uma dianteira fechada e faróis arredondados, mas com ângulos mais acentuados. Suas dimensões são 4,47 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,64 m de altura, com um entre-eixos de 2,72 m (o Ora 3 tem, respectivamente: 4,23, 1,82, 1,57 e 2,65 m).
No interior, o novo SUV exibe um design renovado com painéis de tecido e três opções de cores. A cabine conta com um painel de instrumentos totalmente digital e uma grande tela central equipada com o sistema Coffee OS de terceira geração, que integra o Coffee GPT.
O Ora 5 é movido por um motor elétrico de 150 kW (200 cv, comparados aos 171 cv do Ora 3) e uma bateria LFP fornecida pela SVOLT. Embora a capacidade da bateria e a autonomia exatas ainda não tenham sido divulgadas, o Ora Lightining Cat, que tem motorização similar, oferece baterias de 63,87 kWh e 83,49 kWh, com autonomia para 555 km e 705 km. O Ora 3 peca nesse quesito, marcando até 315 km pelo Inmetro. O
O design traseiro é minimalista, e o veículo é equipado com um lidar montado no teto e câmeras para habilitar recursos avançados de assistência ao motorista, incluindo um inédito sistema de navegação autônoma em áreas urbanas e rodovias (NOA).
O preço (assim como a já citada bateria, e variantes) fica a definir para o lançamento. Espera-se algo na faixa de US$ 20 a US$ 25 mil (R$ 103 a R$ 132 mil na cotação de hoje) para competir com os modelos dos concorrentes.