A Peugeot deu uma prévia do que exibirá no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi. Em um estande descrito como futurista, a marca francesa apresentará pela primeira vez no Brasil o elétrico E-208 GTi. Além da estreia do esportivo, a Peugeot oferecerá ao público test-drives dos recém-lançados 208 GT e 2008 GT com sistema híbrido e promete revelar um novo carro-conceito que definirá seu futuro. (Talvez já tenha revelado? Mas vai ser bom ver “em pessoa”.)
O E-208 GTi foi desenvolvido pela Peugeot Sport. O modelo elétrico foca na performance: seu motor entrega 280 cv de potência e 345 Nm de torque. Com esses números, busca ser reconhecido como um hot hatch: acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 5,7 segundos, atingindo a máxima limitada eletronicamente a 180 km/h.
A bateria de 54 kWh tem uma autonomia estimada de 350 km (pelo ciclo WLTP) e permite uma recarga rápida de 20% a 80% em menos de 30 minutos, utilizando carregadores de 100 kW. Para garantir um comportamento esportivo, o chassi foi ajustado, com suspensão rebaixada em 30 mm, vias alargadas e freios dianteiros de 355 mm com pinças de quatro pistões.
Para quem quiser sentir as novas tecnologias na prática, a Peugeot disponibilizará na área de testes do evento os novos 208 GT T200 Hybrid e 2008 GT T200 Hybrid (mas não o E-GTi, que só tem um). Os modelos estreiam o sistema híbrido leve (MHEV) da marca, que combina o motor Turbo 200 1.0 flex de 130 cv a um pequeno motor elétrico e uma bateria de 12V.
(MHEV é um carro a combustão interna que usa auxiliarmente motores elétricos – não é considerado um eletrificado na maioria das classificações, nem geralmente entra na cobertura do evdrops.)
Carro do futuro
Além dos carros, o estande contará com ativações para os visitantes. O “Peugeot Memory” será um jogo interativo sobre modelos icônicos da marca, valendo brindes. Haverá também a “WEC Gallery”, um espaço dedicado ao Campeonato Mundial de Endurance, exibindo uma miniatura do Hypercar PEUGEOT 9X8 e itens originais dos pilotos, como macacão e capacete.
A visão de futuro da marca será revelada no dia 20 de novembro: segundo a emprsa, um carro-conceito que guiará o design da Peugeot nos próximos anos e outro modelo focado em elegância e performance. “Nossa proposta no Salão do Automóvel é reforçar um dos pilares da Peugeot de oferecer experiências cada vez mais completas e prazerosas ao dirigir”, destacou Fabiana Figueiredo, vice-presidente da marca Peugeot na América do Sul.
A Peugeot acaba de apresentar um carro-conceito com essas exatas características, o Polygon Concept. Tudo indica que essa será a “surpresa”, mas vai que seja surpresa mesmo… Estaremos lá.