Quando foi lançado, o Polestar 4 chamou a atenção por não ter uma janela traseira, usando uma câmera para mostrar o que acontece atrás do carro. Agora, ele ganhou um novo recurso, e será o primeiro carro equipado com o sistema de orientação de faixa em tempo real do Google Maps, mostrando suas orientações na tela de 10,2 polegadas do painel do veículo.
O recurso detecta a faixa que o motorista está dirigindo usando a inteligência artificial do Google, que analisa os elementos da estrada, como marcações e placas de trânsito, captadas pelas câmeras frontais do Polestar 4. Com estas informações, o sistema avisa ao motorista em tempo real quando é a hora de mudar de faixa, com alertas visuais e em áudio.
O novo sistema será liberado em uma atualização over-the-air (OTA), inicialmente para os usuários do Polestar 4 nos Estados Unidos e na Suécia, mas depois “deve alcançar mais mercados, tipos de estradas e de consumidores no futuro,” segundo a Polestar.
Segundo o Google, a “informação em tempo real da estrada é integrada de forma instantânea com aos poderosos recursos de navegação do Google Maps, assim você terá orientações ainda mais precisas, além das informações de trânsito, previsão de chegada e alertas que já confia”.
Polestar 4 trocou a janela traseira por um retrovisor digital

Como eu citei no começo do post, um detalhe bem diferente do novo Polestar 4 é que ele não conta com um vidro traseiro, assim o motorista precisa olhar para o retrovisor digital para acompanhar o que acontece atrás do veículo. Este sistema usa uma câmera de 2,5 MP localizada no espaço no qual ficaria a antena traseira, bem ao lado da câmera do sistema de direção assistida.
O site InsideEVs testou o recurso do retrovisor digital e gostou da visibilidade, a única reclamação é que a câmera fica posicionada muito para cima, o que dá a impressão de que os carros estão mais perto do que realmente estão. O motivo para a retirada da janela traseira foi manter o design de um cupê, além de garantir a rigidez estrutural do veículo e aumentar o conforto dos passageiros.


