Primeira unidade de hipercarro U9 Xtreme, que faz quase 500 km/h, é vendida para brasileiro

O supercarro elétrico chegou a 496,22 km/h em teste na Alemanha; sua produção total deve ficar em apenas 30 unidades

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Publicado em: 13 de outubro de 2025

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Editado em: 13 de outubro de 2025 01:10

A BYD anunciou que a primeira unidade produzida do Yangwang U9 Xtreme, o carro de produção mais rápido do mundo, foi vendida para o Brasil. O comprador é o empresário e piloto Leo Sanchez, acionista da farmacêutica EMS e competidor regular da Porsche Cup.

Pessoas em foto promocional da venda do Yangwang U9 XTreme: Werner Shaal, diretor comercial da Denza Brasil, Alexandre Baldy, Vice-presidente sênior da BYD, Leo Sanchez, empresário, Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD, Stella Li, Vice-presidente executiva da BYD e Tyler Li, Presidente da BYD Brasil
Da esquerda para a direita: Werner Shaal, diretor comercial da Denza Brasil, Alexandre Baldy, Vice-presidente sênior da BYD, Leo Sanchez, empresário, Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD, Stella Li, Vice-presidente executiva da BYD e Tyler Li, Presidente da BYD Brasil | BYD / Divulgação

Em um teste mês passado, no centro de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, o U9 Xtreme marcou 496,22 km/h no percurso, chegando perto da barreira de 500 km/h.

O recorde não entrou no Livro Guinness dos Recordes, que ainda marca como auge os 447 km/h que o Koenigsegg Agera RS alcançou em 2017. Para entrar no livro, é preciso repetir o mesmo percurso em duas direções opostas – de forma a neutralizar fatores como o vento ou declives – e o resultado não é a máxima absoluta, mas a média entre as máximas nas duas direções.

Tecnologia Extrema e Produção Limitada

A produção global do Yangwang U9 Xtreme é limitada a apenas 30 unidades, sendo apenas uma delas destinada ao mercado brasileiro (a de Leo Sanchez, obviamente). O modelo é uma versão ultraperformance baseada na arquitetura do U9 .

O supercarro incorpora tem uma plataforma de 1200V e uma bateria bateria Blade de fosfato de ferro e lítio da BYD, com uma taxa de descarga de 30C. A taxa C, em baterias, indica o tempo em que a bateria pode ser descarregada com segurança – uma bateria 30C pode ser descarregada em cerca de 2 minutos. A ideia não é que o carro rode 2 minutos, mas que a bateria possa fornecer uma energia imensa, o que faz: os motores tem uma potência combinada de 3.000 cv. O carro ainda vem equipado com pneus de corrida semisslick e uma suspensão DiSus-X revisada, com calibração específica para lidar com as tensões e forças extremas em circuitos.

Imagem do supercarro Yangwang U9 Xtreme
Yangwang U9 Xtreme | BYD/Divulgação

Orgulho Nacional e Reconhecimento Global

A venda da unidade exclusiva para o Brasil foi celebrada pela BYD como uma demonstração do nível alcançado pela tecnologia automotiva global.

“A Yangwang é a marca superesportiva premium da BYD, um nicho muito exclusivo, e ela redefiniu o conceito de supercarro sustentável a nível global. Temos certeza de que será uma experiência de direção única com o U9 Xtreme e, para nós, é uma imensa felicidade anunciar que uma das 30 unidades desse carro virá ao Brasil”, comemorou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e líder de marketing e comercial da BYD Auto.

Foto do BYD Yangwang U9 Xtreme em campo de testes na Alemanha
BYD / Divulgação

O proprietário, Leo Sanchez, tem familiaridade com altas velocidades por ser um piloto regular da Porsche Cup e ter conquistas em campeonatos de longa duração, incluindo o Endurance Brasil e provas internacionais.

“Fiquei encantado com o conceito do U9 Xtreme”, afirma o empresário. “Claro que o recorde a quase 500 km/h chama atenção, mas o projeto todo é único e, quando tive a oportunidade de adquirir a primeira unidade a ser produzida, nem pensei duas vezes. Tenho orgulho de trazer essa máquina maravilhosa para o Brasil e fico feliz de ver o investimento da BYD em nosso mercado.”

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