Sharp quer entrar no setor automotivo com um carro que é “extensão da casa”

A marca de eletroeletrônicos, que já foi familiar no Brasil até sua saída em 2002, irá apresentar uma minivan que tem até projetor interno

|

Publicado em: 27 de outubro de 2025

|

Editado em: 27 de outubro de 2025 11:10

A Sharp, empresa de eletroeletrônicos que já foi familiar no Brasil, mas perdeu sua participação em 2002, continua viva no resto do mundo. Não só continua, como parece estar prestes a ampliar suas atividades para o setor automotivo. A empresa anunciou que seu Sharp LDK+ será revelado no Japan Mobility Show 2025 e propõe uma visão de um carro como uma extensão funcional e inteligente da casa.

O conceito, apresentado de forma mais primordial no ano passado, foi desenvolvido em colaboração com o Hon Hai Technology Group (Foxconn), é baseado na plataforma aberta de EVs da Foxconn (Model A).

Escritório no carro

A inovação central do LDK+ reside em seu interior modular, que prioriza o tempo em que o veículo está estacionado. A Sharp o descreve como uma “extensão da sala de estar”, podendo se transformar em um escritório remoto, sala de cinema ou área de lazer infantil.

Para suportar essa versatilidade, o LDK+ integra tecnologia de assentos rotativos, com o banco do motorista podendo girar 180 graus para que o condutor se junte aos passageiros, criando um ambiente de lounge. O interior também conta com um projetor e uma tela enrolável ou retrátil acima dos bancos traseiros. As janelas laterais possuem persianas de cristal líquido que podem se tornar opacas para impedir a visão do exterior e dar privacidade aos ocupantes.

O veículo também se integra à plataforma proprietária de IA da Sharp, o carro possui o CE-LLM (Communication Edge – Large Language Model). O sistema de IA usa de aprendizado de máquina para observar os hábitos e preferências do motorista a partir de eletrodomésticos conectados em casa (como ar-condicionado e sistemas de lavanderia) e ajusta automaticamente a temperatura e a iluminação da cabine.

Gerador para a casa

O conceito é equipado com baterias e painéis solares no teto. Além de carregar a bateria, o sistema suporta a função V2H (Vehicle-to-Home, “do veículo para a casa”), permitindo que a energia armazenada na bateria do veículo seja usada para fornecer eletricidade para a casa em casos de queda de energia ou para otimizar o consumo total.

O Sharp LDK+ é uma minivan compacta. As especificações exatas de motor e bateria ainda não tenham sido divulgadas e a (agora) montadora japonesa sugeriu que uma versão de produção pode chegar ao mercado por volta de 2027.

MAIS LIDAS

Fim do elétrico? Flex usando etanol emite menos CO₂ que elétricos chineses, diz estudo

Anfavea calcula que, em sua vida útil total, um flex usando 100% etanol emite menos CO₂ que um elétrico puro chinês; mas não é o que parece

Política de Musk custou à Tesla mais de um milhão de carros vendidos a menos – só nos EUA

Estudo por pesquisadores da Universidade Yale mostra consumidores votando com o bolso contra os posicionamentos do CEO da Tesla

França inaugura estrada com carregamento sem fio ultrarrápido para EVs

Carregamento sem fio na estrada pode acabar com problemas de alcance e até mesmo diminuir as baterias em grandes caminhões

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter