
A Horse Powertrain, uma empresa do grupo Geely-Renault, apresentou o “Sistema Híbrido do Futuro”, um sistema que transforma veículos elétricos em híbridos, ou em elétricos com autonomia estendida, abrindo várias possibilidades para fabricantes, que podem adaptar suas linhas de produção com poucos ajustes.
O sistema híbrido da Horse Powertrain pode transformar BEVs em HEVs, PHEVs ou REEVs com modificação mínima na plataforma do veículo. Segundo informações do IT Home e do CarNewsChina, ele deve ser lançado comercialmente em 2027.
O conjunto de 1,5 litro e quatro cilindros conta com o motor elétrico, motor de combustão, câmbio e eletrônicos, com tudo integrado em uma única unidade. O sistema foi apresentado no Salão do automóvel de Xangai em abril, e em setembro deste ano, no IAA Mobility 2025 em Munique, Alemanha, a Horse Powertrain revelou duas versões do sistema: performance e ultra-compacta.
A versão performance (74 cm) tem dois motores em uma configuração P1 + P3 (um motor na saída do motor de combustão e outro na saída de transmissão) e ultra-compacta (65 cm) com um motor em uma configuração P2, ou seja, entre o motor de combustão interna e a transmissão.
Para o CEO da Horse Powertrain, Matias Giannini, o “Sistema Híbrido do Futuro é uma representação perfeita do que somos como empresa: liberar os recursos das montadoras e fabricantes de equipamentos originais (OEMs) que, de outra forma, seriam gastos na reinvenção de categorias de sistemas de propulsão.”
A Horse Powertrain está estudando outras possíveis variações do Future Hybrid System que possam torná-lo ainda mais compacto, incluindo versões de três cilindros que podem reduzir o tamanho do conjunto em 7 cm.