Tecnologia de bateria da Nissan pode dobrar alcance e reduzir tempo de carregamento de EVs

A Nissan conseguiu mais um avanço em sua bateria de estado sólido, que pode dobrar a autonomia e reduzir o tempo de carregamento de EVs

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Publicado em: 27 de outubro de 2025

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Editado em: 27 de outubro de 2025 06:10

Tecnologia de bateria da Nissan dobra alcance e reduz tempo de carregamento de EVs
Carro conceitual da Nissan / Divulgação: Nissan

A montadora japonesa Nissan Motor criou protótipos de células para suas baterias de estado sólido que podem dobrar o alcance dos carros elétricos, e com isso, está mais próxima de sua meta de comercializar ASSBs (all-solid-state batteries) até o final de 2028.

Como funciona a tecnologia de baterias de estado sólido da Nissan

As baterias de estado sólido para veículos elétricos são formadas por muitas células, e contam com materiais sólidos, que garantem uma operação mais estável e segura, mesmo em temperaturas altas. Os novos protótipos de células da Nissan alcançaram as metas necessárias para que possam ser comercializadas.

Produção de baterias de estado sólido da Nissan
Produção de baterias de estado sólido da Nissan / Divulgação: Nissan

Para atingir o objetivo, a Nissan usou a tecnologia Activated Dry Electrode da sua parceira LiCAP Technologies. Com ela, o eletrodo de cátodo é produzido a seco, o que oferece vantagens significativas em relação aos métodos tradicionais, tanto na eficiência da produção quanto no desempenho.

Com a tecnologia de baterias de estado sólido será possível guardar o dobro da energia das baterias de íon de lítio que usamos hoje, ou seja, o alcance ou autonomia do veículo elétrico seria 2x maior. Além disso, as ASSBs também podem ser carregadas mais rápido, reduzindo para até um terço o tempo necessário para uma carga completa.

A Nissan vem investindo há anos em sua tecnologia de baterias de estado sólido, e o mais recente avanço é animador, especialmente se ele realmente significar que teremos carros com baterias ASSBs nas ruas até 2028 (possivelmente só nas ruas do Japão, mas já é alguma coisa).

Uma disputa entre Japão e China

As baterias de estado sólido são uma grande esperança dos amantes de carros elétricos, e não é por acaso que a tecnologia vem sendo chamada de “O Santo Graal” das baterias para carros elétricos. Além da Nissan, baterias ASSBs também podem ser uma boa notícia para outras montadoras japonesas como Toyota e Honda, além, é claro, da Panasonic, que também fabrica baterias.

Atualmente, no entanto, quem manda no mercado de baterias para EVs é a China. Segundo dados da SNE Research, as chinesas CATL e BYD dominaram o mercado global de baterias para carros elétricos este ano, com 55% do total de vendas até agosto.

Apesar do Japão ter sido um dos principais responsáveis pelo avanço e desenvolvimento das baterias de estado sólido, a China tem alcançado resultados igualmente animadores, como a bateria flexível da Academia Chinesa de Ciências (CAS).

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