
A montadora japonesa Nissan Motor criou protótipos de células para suas baterias de estado sólido que podem dobrar o alcance dos carros elétricos, e com isso, está mais próxima de sua meta de comercializar ASSBs (all-solid-state batteries) até o final de 2028.
Como funciona a tecnologia de baterias de estado sólido da Nissan
As baterias de estado sólido para veículos elétricos são formadas por muitas células, e contam com materiais sólidos, que garantem uma operação mais estável e segura, mesmo em temperaturas altas. Os novos protótipos de células da Nissan alcançaram as metas necessárias para que possam ser comercializadas.

Para atingir o objetivo, a Nissan usou a tecnologia Activated Dry Electrode da sua parceira LiCAP Technologies. Com ela, o eletrodo de cátodo é produzido a seco, o que oferece vantagens significativas em relação aos métodos tradicionais, tanto na eficiência da produção quanto no desempenho.
Com a tecnologia de baterias de estado sólido será possível guardar o dobro da energia das baterias de íon de lítio que usamos hoje, ou seja, o alcance ou autonomia do veículo elétrico seria 2x maior. Além disso, as ASSBs também podem ser carregadas mais rápido, reduzindo para até um terço o tempo necessário para uma carga completa.
A Nissan vem investindo há anos em sua tecnologia de baterias de estado sólido, e o mais recente avanço é animador, especialmente se ele realmente significar que teremos carros com baterias ASSBs nas ruas até 2028 (possivelmente só nas ruas do Japão, mas já é alguma coisa).
Uma disputa entre Japão e China
As baterias de estado sólido são uma grande esperança dos amantes de carros elétricos, e não é por acaso que a tecnologia vem sendo chamada de “O Santo Graal” das baterias para carros elétricos. Além da Nissan, baterias ASSBs também podem ser uma boa notícia para outras montadoras japonesas como Toyota e Honda, além, é claro, da Panasonic, que também fabrica baterias.
Atualmente, no entanto, quem manda no mercado de baterias para EVs é a China. Segundo dados da SNE Research, as chinesas CATL e BYD dominaram o mercado global de baterias para carros elétricos este ano, com 55% do total de vendas até agosto.
Apesar do Japão ter sido um dos principais responsáveis pelo avanço e desenvolvimento das baterias de estado sólido, a China tem alcançado resultados igualmente animadores, como a bateria flexível da Academia Chinesa de Ciências (CAS).